segunda-feira, agosto 27, 2012

15 dicas para cabelos

1. O início de uma lavagem perfeita
Pode parecer esquisito, mas vale - e muito - a pena passar condicionador nas pontas antes de entrar no banho. Isso evita que o xampu resseque os fios, já que o tempo necessário para lavar o couro cabeludo é maior que o das pontas. O creme, portanto, evita o desgaste delas.

2. Nada de banho fervendo!
"A água quente resseca os fios, pois tira toda a oleosidade do couro cabeludo", diz a dermatologista Carolina Ferolla, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, a alta temperatura também piora o chamado frizz, aqueles fios arrepiados e mais curtos.

3. Ative o brilho das madeixas
Um ótimo truque para seu cabelo refletir a luz é fazer o último enxágue com água gelada. Ela ajuda a fechar a cutícula dos fios e, por isso, os deixa ainda mais brilhantes

4. Cabelos bonitos como no salão
Sabe qual o segredo da lavagem do cabeleireiro? A massagem. Os profissionais lavam sua cabeça com bastante calma, pois além de retirar toda a sujeira e oleosidade, ainda estimulam a circulação no couro, aumentando a quantidade de nutrientes que vão para as células.

5. Enxágue bem os fios
Não deixe restos de condicionador nas mechas. Em vez de hidratar, deixam a aparência pesada. Faça o teste: após o último enxágue, torça os fios - se a mão deslizar facilmente, molhe-os de novo, até você sentir a textura deles.

6. Não se esqueça do creme para pentear!
Não importa se você tem mechas crespas ou muito lisas - use sempre um creme para pentear, também conhecido como leave-in. "Além de hidratar, ele reduz o volume e protege na escova ou chapinha", diz a dermatologista. Ponha em sua mão a quantidade de leave-in igual ao tamanho de uma moeda de R$ 0,50. Essa é a medida ideal para não ensebar. Lembre-se: não passe na raiz, apenas espalhe no comprimento.

7.A dieta que deixa os fios fortes, macios e brilhantes
Fique sabendo que sua dieta também é responsável pela força das madeixas. "Dê preferência a vegetais verde-escuros, ovos e alimentos com vitamina A e C, como cenoura, fígado, laranja e mexerica", indica a nutricionista Angela Perrone, de São Paulo. Carnes magras, banana, amêndoa e tomate também deixam os cabelos mais macios. Oito copos de água por dia também ajudam. Já os peixes, o leite e seus derivados - por terem cálcio - deixam os fios cintilantes.

8. Massageie a cabeleira com cuidado
Com creme nas palmas, massageie bem a cabelereira de cima para baixo. Esse movimento, segundo o profissional Fernando Modesto, do Depil. K Hair Design, em São Paulo, é conhecido como "enluvamento" e faz com que o produto penetre melhor nos fios. "Ele permite realinhar as fibras e reposicionar a cutícula. Assim, obtemos um resultado perfeito", diz.

9. Dicas para cabelo oleoso
Não se preocupe. Há uma receita genial para dar mais brilho sem aumentar a oleosidade: dilua duas colheres (sopa) de vinagre de maçã em um litro de água. Se quiser, pingue duas gotas do perfume de sua preferência na mistura. Use a mistura nos fios junto com a água do último enxágue. "Para controlar ainda mais a oleosidade, não consuma alimentos gordurosos", sugere a nutricionista.

10. Dicas para cabelo misto
Também dá para resolver! Misture 150 g de argila verde em um copo de água até formar uma mistura homogênea e pastosa. Após lavar, aplique no couro cabeludo. Deixe agir por 15 minutos e enxágue.

11. Dicas para cabelo seco
Bata no liquidificador 1/2 mamão picado, 1/2 abacate bem maduro, uma banana-nanica, um iogurte natural, duas colheres (chá) de óleo de amêndoa, uma ampola de vitamina E e uma colher (sopa) de mel. Uma vez por semana, aplique a "vitamina" da raiz às pontas após lavar a cabeça e massageie de cima para baixo. Deixe agir por meia hora e retire com água morna.

12. Diga sim aos bobes
Eles podem, sim, diminuir volume. O tamanho varia de acordo com o comprimento do cabelo: "Para os mais longos, use um de 6 cm de diâmetro. Para os menores, escolha os de 4 cm", avisa o cabeleireiro.

13. Truques antifrizz
Aparência natural: ao passar chapinha nas pontas, vire o aparelho para fora ou para dentro. Isso evita que elas fiquem espetadas.
Sem arrepiado: tem cabelo crespo? Use difusor acoplado ao secador.
Sem mãos: nada de ficar passando a mão na cabeça. Para baixar fios arrepiados, use creme à base de silicone.
Geladinho: ao terminar a escova ou chapinha, ligue o jato de ar frio do secador para acabar com a eletricidade dele.

14. O corte ideal para o seu tipo de rosto
  

Oval: aceita qualquer tipo de corte, desde que deixe as feições em evidência. Evite as franjas grossas.
Hexagonal: fique longe de fios curtos, que deixam o rosto mais largo. Não exagere no volume no topo da cabeça.
Triângulo invertido: combina com franjas leves e fios desfiados ou repicados. Não os puxe para trás e evite topete.
Redondo: deixe as mechas com as pontas viradas para o rosto. Prefira fios desfiados e evite cabelo muito curto.
Quadrado: privilegie cortes médios e longos. Prefira repicados, que aumentam o volume no topo da cabeça.
Retangular: boa opção é a franja falsa, com alguns fios desfiados. Evite comprimento abaixo do ombro.

15. A tintura certa
Dependendo da cor da sua pele, alguns tons não devem ser usados. As negras, por exemplo, não combinam com louros brancos, devem escolher tons avermelhados. Descendentes de árabes, que têm cor mais esverdeada, não ficam bem com dourados. Orientais e mestiças não podem usar cores acinzentadas - melhor optar por marrons. Já as bem branquinhas são livres para mechas de todas as cores.

Cuidando das unhas

1. Cuide da alimentação
Inclua no prato carnes, leite e derivados, alimentos que fortalecem as unhas.

2. Evite umidade
Após o banho, enxugue bem as mãos e os pés, prevenindo o aparecimento de micoses.

3. Não tire toda a cutícula
Ela funciona como proteção e impede a infecção por fungos e bactérias. Nada de tirar bife!

4. Tenha seu material
Alicate, lixa, palito e tesoura não devem ser compartilhados.

5. Evite o ressecamento
Use hidratantes à base de ureia, lactato de amônio, d-pantenol e silicone.

6. Use luvas nas tarefas domésticas
Produtos de limpeza acabam com as unhas - um par de luvas de borracha resolve isso.

7. Corte em formato quadrado
Cortando-as retas e quadradas, você evita o encravamento.

8. Use escova para retirar sujeiras
Ao lavar as mãos, escove debaixo das unhas. Evite o uso de palitos, eles podem machucar a região.

9. Não use as unhas como ferramentas
Elas não foram feitas para descascar fitas autocolantes, raspar rótulos de latas ou soltar parafusos. Para isso, há ferramentas específicas.

10. Não roer é o ideal
Não desconte sua ansiedade nas unhas, esse hábito favorece infecções.

11. Previna-se de alergias
Em geral, esmaltes não causam danos às unhas. Mas fique atenta a sintomas como inchaço e dores. Pode ser alergia.

12. Leve lixa na bolsa
No caso de quebra, o melhor a fazer é lixar.

13. Pare de fumar agora!
O cigarro é prejudicial. Deixa as unhas amareladas.

Livre-se das espinhas

1. O problema:
Uma espinha enorme, bem no dia D. Dia daquela festa, do casamento, da entrevista de emprego. Não há mais dúvida de que acne não é só coisa de adolescente. Mulheres e homens adultos também têm. Um estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology descobriu que, dos 20 aos 29 anos, 50,9% das mulheres sofrem com cravos e espinhas. Ela pode ser do tipo persistente, que resiste desde a adolescência, ou então do tipo surpresa, que surge do nada. Desvantagem extra - em adultos o tratamento costuma ser mais difícil.

2. Os porquês da acne
Em qualquer idade, cravos e espinhas, em seus mais variados graus, são resultado de uma receita certa: um espessamento da camada mais superficial da pele, que entope os poros; glândulas sebáceas que produzem óleo em excesso; e bactérias que encontram nos poros entupidos e cheios de sebo o ambiente ideal para proliferar-se. É como um vulcão prestes a explodir.

Aí você pergunta: por que justo comigo e não com a Juliana Paes?
> Pode ser predisposição genética. Um estudo mostrou que pelo menos a metade dos que sofrem com acne têm um parente de primeiro grau que também teve a doença.
> Junte a isso as flutuações hormonais, comuns nas mulheres. Não é à toa que geralmente as espinhas aparecem uma vez por mês, quase sempre entre a ovulação e a menstruação.
> E então vem o estresse, um dos principais agravantes da acne. Quando estamos muito cansadas, ansiosas, sem dormir, bebemos ou fumamos demais há a liberação de hormônios específicos - e dá-lhe espinhas. O pior é que o rosto cheio delas causa mais estresse e acaba agravando o quadro.

3. Onde procurar ajuda
Quase sempre, quem sofre de acne busca alívio na farmácia da esquina, atrás de medicamentos de venda livre. E, acredite, pode dar certo, geralmente para quem sofre de acne branda. Lá, os tops de linha são os produtos à base de substâncias de ação comprovada, mesmo em concentrações seguras de se consumir sem a orientação médica. Estamos falando de peróxido de benzoíla (de ação bactericida), ácido salicílico (que funciona como um esfoliante), enxofre e resorcinol (que, juntos, atuam contra a bactéria da acne e ainda esfoliam levemente).

Mas, se em seis a oito semanas os produtos lhe parecerem ineficazes, vá logo procurar um dermatologista e buscar um diagnóstico de especialista - e tratamento idem. Quanto mais rápido você agir, menor a chance de ganhar cicatrizes.

Sabonetes, loções e antibióticos fazem parte do arsenal de cuidados. A ordem é começar com o que há de mais leve para "sentir" a pele do paciente e suas possíveis reações. Mas, hoje, os médicos andam empolgadíssimos com novas e tecnológicas soluções, capazes de, em três ou quatro sessões, deixar para trás os rastros do problema. Se a coisa realmente pegar, será o fim daqueles tratamentos compridos, com resultados a longo prazo - que acabam com a auto-estima de qualquer mulher.

4. Menos açúcar, mais saúde
Um novo estudo, publicado em julho do ano passado no American Journal of Clinical Nutrition, sugeriu que pacientes que seguiram uma dieta com carboidratos de baixo índice glicêmico (pães e massas integrais, frutas, verduras e legumes) tiveram uma redução da acne, em comparação com pacientes que consumiam uma dieta rica em açúcares simples (doces, pães e massas brancos). "Ainda é cedo para conclusões. Mas quando um paciente percebe que comeu alguma coisa e surgiram espinhas, recomendo que retire o tal alimento do cardápio", diz Adriana Leite, dermatologista de São Paulo.

5. O futuro é agora
O aparelhinho aí ao lado está mais para um novo MP3 Player. Mas, na verdade, é a última novidade do mercado americano para combater a acne. Trata-se de um dispositivo para usar em casa. Ele emite energia em freqüência controlada. Ao ser posicionado sobre a espinha por cerca de dois a três minutos, liberaria calor suficiente para destruir as bactérias que causam a inflamação da acne. Tem a aprovação do FDA (o instituto americano que regula alimentos e medicamentos). Ainda não existe no Brasil, mas acredita-se que esse tipo de aparelho represente o futuro dos tratamentos para a pele.

Maquiagem

1.Base
Coloque um pouco de base nas costas da mão e molhe apenas a ponta das cerdas. Espalhe na parte central do rosto (nariz, queixo, bochechas), puxando sempre o produto para as laterais e dando batidas com o pincel para a cobertura ficar mais uniforme. Depois, passe nas outras regiões, com movimentos contínuos do centro para as extremidades do rosto, para espalhar bem o produto. A pele fica com um efeito aveludado.

2. Corretivo
Passe corretivo nas olheiras, abas do nariz, em volta da boca e no arco da sobrancelha. Dê leves batidinhas com o pincel até deixar uma camada fina do produto – assim seu rosto não vai ficar com manchas desiguais do produto.

3. Pó
Com movimentos de vai e vem, passe o pincel na zona T do rosto – o centro da testa, as laterais do nariz, sob os olhos e o centro do queixo são lugares que sempre pedem uma aplicação de pó para disfarçar a oleosidade. Para não errar na dose, encoste o pincel no pó, dê uma batidinha na mão ou assopre de leve para tirar o excesso.,

4. Blush
Passe o pincel partindo das maçãs do rosto (dar um sorrisinho ajuda a encontrar o local certo) em direção às orelhas. Se quiser um look estilo boneca, faça movimentos circulares nas maçãs do rosto. Para o make ficar mais natural, retire o excesso de produto do pincel com um sopro, antes de aplicar.

5. Sombra
Como fiz o produto mas não dá muita definição, é ideal para passar a primeira camada de sombra. Na hora de aplicar uma sombra escura, use as bordas do pincel para sombrear o côncavo dos olhos e suavizar o make.
Esfumando
Faça movimentos curtos e leves de vaivém, para deixar a sombra bem natural.

6. Delineador
Desenhe uma linha com lápis da mesma cor do seu delineador rente aos cílios. Depois, cubra o traço com o pincel. Para delinear, umedeça a ponta do pincel chanfrado, passe na sombra e faça um traço grosso rente aos cílios. Use a versão com cerdas cortadas na diagonal para puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos.

7. Batom
Passe o pincel mais fino no batom, desenhe primeiro o V no lábio superior, faça um traço no meio do contorno dos lábios inferiores e então vá contornando a linha dos lábios em direção às extremidades, em cima e embaixo. Com o pincel mais grosso, preencha os lábios.

Sobrancelha
 

1 - Respeite o traçado inicial da sobrancelha, para não ficar com uma aparência artificial;

2 - Antes de iniciar a retirada dos pelos, penteie a sobrancelha no sentido do crescimento com rímel incolor, assim você saberá quais estão fora do desenho e que precisam ser retiradas;

3 - As formas corretas de retirar os pelos são: inicie um pouco antes do canto interior dos olhos e termine no fim da diagonal traçada a partir do canto externo das narinas. O ideal é utilizar um lápis para guiar os traços;


4 - A sobrancelha deve ser arqueada através da medida com o uso de um lápis partindo do canto externo do nariz e passando pelo canto externo da íris;


5 - Não tente criar um arco muito acentuado, lembre-se de respeitar ao máximo o desenho natural da sobrancelha;

6 - Os pelos entre os olhos e na testa devem ser retirados;

7 - Os pelos devem sempre ser puxados no sentido do seu crescimento, assim evita o risco de encravar;

8 - Para não correr o risco de tirar mais de um pelo de uma vez use sempre pinças novas e do modelo de ponta agulha;

9 - Uma dica: uma sobrancelha nunca é igual a outra, com isso você pode evitar falhas e nunca tente deixá-las identicas;

10 - Os pelos muito longos devem ser aparados com o uso de uma tesourinha;


11 - Para não ter erro, escove as sobrancelhas para cima e corte as que estiverem maiores que o resto e fora do desenho da sobrancelha, depois escove para baixo e faça o mesmo procedimento;

12 - Quando uma sobrancelha possui falhas a dica é procurar um designer de sobrancelhas, pois ele poderá fazer um novo desenho, uma maquiagem ou tintura;

13 - Caso tenha falhas uma dica para amenizar é usar um lápis para o preenchimento na cor mais próxima da sobrancelha;

14 - Se retirar demais a sobrancelha a única solução é deixá-la crescer;

15 - A posição ideal para fazer a sua sobrancelha é sentada, com os braços apoiados, com o espelho em frente na mesma altura do rosto e uma boa iluminação.

Abaixo separamos uma imagem que pode auxiliar vocês na maneira correta de fazer a retirada dos pelos, vejam...



Celulite

O que é celulite?

A celulite é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. Ela é causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.
Basicamente, a celulite é formada com o acúmulo de gordura em uma célula chamada lipócito.
 
Quais são as causas?

Genética: se sua mãe tem a pele lisinha, pode comemorar! É um indicio de que você provavelmente também terá a pele assim. Já se sua mãe sofre com o problema, é um sinal de que você também vai sofrer e, por isso, deve tratar desde agora!

Hormônios: os hormônios são substâncias químicas lançadas em órgãos específicos no corpo, produzindo efeitos específicos. Eles são os responsáveis, por exemplo, pela menstruação. A celulite também pode ser causada por uma alteração nos hormônios.

Alimentação: doces e gorduras favorecem o acúmulo de gordura subcutânea (embaixo da pele) e gordura favorece o aparecimento da celulite.

Sedentarismo: Ficar parada, além de fazer mal para a saúde, também dá celulite

Roupas muito apertadas: Isso se deve ao fato de que a roupa muito apertada dificulta a microcirculação, fazendo com que a gordura fique acumulada naquela região, causando a celulite.
 
Para prevenir: Evite

Gorduras: queijo, biscoito, sorvete, salgadinho.

Alimentos industrializados: balas, sopas prontas, refrigerantes.

Sal em excesso.

Frituras.

Bebida alcoólica (o álcool se transforma em gordura e depois, vocês já sabem).

Carne vermelha em excesso

E o refrigerante? Dá celulite?
Sim, pelo teor de açúcar e de produtos químicos (corantes, conservantes, etc..) que ajudam a intoxicar e inflamar o organismo. Essas toxinas se acumulam no tecido gordurosos e provocam inflamação e o aparecimento das celulites.
 
Para prevenir: Invista

Alimentos ricos em vitamina C: laranja, limão, acerola.

Alimentos ricos em vitamina E: castanha, amêndoas, sementes e abacate

Alimentos “verde-escuros”: couve, brócolis, couve-flor (previnem e até diminuem o aparecimento da celulite).

Alimentos ricos em licopeno: tomate, caqui, goiaba.

Frutas vermelhas: morango, açaí, framboesa, amora

Alho, gengibre, manjericão, hortelã
Peixe, sementes (gergelim, girassol e linhaça)

Atividade física: os especialistas recomendam a prática de atividade física diária. “Todos os exercícios físicos previnem a celulite, mas principalmente os aeróbicos, pela queima mais rápida da gordura e ativação da circulação”.

Água: tome de 8 a 10 copos por dia! A água facilita a circulação e assim previne o acúmulo de toxinas.

Mantenha o corpo hidratado com consumo de líquidos nos intervalos das refeições, com uma alimentação mais frequentes e leve, de 3 em 3 horas. Coma frutas e sementes nos intervalos e nas grandes refeições opte por cereais integrais, vegetais e carnes magras . Não beba juntamente com as refeições , evite refrigerantes, açúcar e alimentos industrializados.

Estrias

A estria se forma quando a pele é excessivamente estirada, ultrapassando sua capacidade de distensão. "Ela se rompe e suas bordas, ao cicatrizarem, formam uma linha deprimida na superfície da pele
Até mesmo a prevenção é difícil, devido aos vários fatores que podem provocar as estrias. Várias são as causas de seu aparecimento: crescimento na puberdade, aumento de peso gravidez ou o uso crônico de medicamentos a base de corticosteróide.

A prevenção é o melhor tratamento

Mantenha pele bem hidratada: assim, as chances de a pele se romper em outros lugares é menor. Use um bom hidratante e tome muita água!

Cuide da sua alimentação: mudanças bruscas de peso fazem as fibras da pele se romperes (e aí vem as estrias).

Faça exercícios físicos: quando a musculatura está durinha, as estrias chamam menos atenção. Repare pra ver se não é verdade.

Evite roupas apertadas.

Menstruação

1. O que é
A menstruação é a eliminação (sangramento) do revestimento interno do útero. Ou seja o útero prepara o corpo para uma possivel gravidez e quando ela não ocorre ele elimina o revestimento para preparar novamente, por esse motivo mulheres gravidas não costumam menstruar. A menstruação regulada dura de 2 a 6 dias, mas pode variar de mulher para mulher, depende muito do fluxo de sangue que cada mulher elimina.

2. Ainda não mentruei
Calma não fique se preocupando atoa. De acordo com os médicos a menstruação pode vir dos 12 aos 16 anos, isso varia de garota para garota. Caso ela não venha até essa idade, é indicado a procura de um ginecologista. A idade com que sua mãe ou irmã menstruou pode ser tirada como base, mas não como certeza. Afinal tudo depende do seu metabolismo.

3. Minha mentruação atrasou
Se você não andou fazendo besterinha e sua menstruação atrasou, os principais motivos são:
‣ Infecção ‣ Extresse ‣ Preocupação ‣ Disfusão hormonal ‣ Cisto nos ovários ‣ E muitos outros.
Quando o caso não é gravidez é dificil o atraso da menstruação ser um caso grave, as vezes seu organismo só está se adaptando a essa nova fase da puberdade. Enfim o mais indicado se a sua menstruação está atrasada, é procurar um ginecologista e tirar todas as suas dúvidas.

3. TPM e Cólica
TPM: A síndrome pré-menstrual chamada popularmente de tensão pré-menstrual) é um conjunto de sinais e sintomas que aparecem de maneira cíclica, relacionada à menstruação. Ela pode durar de 1 a 10 dias. Os sintomas mais comuns são: vontade de chorar, fome em excesso ou falta de apetite, falta de sono, inchaços, agressividade, ansiedade, dor de cabeça, acne. Para o tratamento procure ir ao médico para fazer um diagnóstico adequado. Existem tratamentos específicos para cada sintoma predominante da TPM.
COLICA: Também é chamada de dismenorreia é o sintoma normal que acompanha a menstruação. O principal sintoma é a dor no baixo ventre ou na barriga, e em algumas mulheres a dor parece vir das costas para a frente. É uma dor em cólica, ou seja vai e volta. Costuma aparecer algumas horas antes ou junto com a menstruação. Geralmente toda a região do abdômen fica dolorida e pode ser acompanhada de sintomas gerais como: enjoos, diarreia, vômitos, cansaço, de cabeça, nervosismo, vertigem e até mesmo desmaios. O tratamento é a base de anti-inflamatórios. É indicado tomar ao primeiro sinal de dor ou menstruação para evitar a formação aumentada das prostaglandinas.

4. Ciclo Menstrual
Ele é o ciclo que rege a vida hormonal da mulher. Vai do primeiro dia de uma menstruação até o primeiro dia da menstruação seguinte. Sua duração é de 28 a 30 dias, mas isso como sempre, varia de mulher para mulher.
Considerando um ciclo regular de 28 dias, teoricamente em torno do 14º ocorre a ovulação, que é o processo de liberação do óvulo pelo ovário, que uma vez liberado inicia seu caminho através da trompa para a "fecundação" - o encontro do óvulo com o espermatozóide. A ovulação é considerado como o "período fértil", ou seja quando a mulher tem maiores possibilidades de engravidar. Se não houver a fecundação, óvulo descama e é então eliminado através da menstruação. Isto se repete todos os meses ciclicamente.
Costuma-se dizer que uma mulher é fértil entre o décimo e o décimo-oitavo dia do ciclo por ser mais provável que ocorra a ovulação e a manutenção do óvulo por algum tempo nessa fase.
Entretanto, a ovulação pode acontecer em praticamente qualquer dia do ciclo por vários fatores, tais como estímulos ambientais, emocionais, atividade sexual etc. O que pode modificar totalmente a previsão dos dias férteis e da probabilidade de uma fecundação.

5. Higiene Intima
Fazer uma boa higiene íntima diariamente é importante, mas durante menstruação a atenção deve ser ainda maior. Afinal, nesse período, a região genital fica mais suscetível ao mau cheiro, às irritações e às infecções. “Isso acontece porque o grau de acidez (pH) da vagina cai, deixando a área mais suscetível à proliferação de fungos e bactérias”, explica a ginecologista Elisabete Dobao, diretora da clínica Curarte, no Rio de Janeiro.

- use um sabonete que não faça muita espuma e que tenha grau de acidez (pH) saudável e próximo ao da vagina, ou seja, entre 4,2 e 5,6;

- espalhe o produto da virilha até o ânus, passando pelo monte de Vênus, os pequenos e os grandes lábios;

- enxágue e seque bem a região com uma toalha macia;

- se possível, lave a parte externa da vagina a cada troca de absorvente. “Vale lembrar que a finalidade da higiene não é esterilizar a região, mas remover os resíduos de sangue e excesso de secreção”, completa o ginecologista Nilson Roberto de Melo, presidente da Febrasgo.

- fora de casa, pode-se usar lenços umedecidos íntimos, de preferência hipoalergênico e com pH ácido. Assim, mesmo durante a menstruação, é possível se sentir adequadamente higienizada.

Higiene Íntima !

Toda mulher sabe que a higiene é fundamental, tanto para seu bem estar, como para sua saúde. Porém o que muitas não sabem, é como fazer essa higiene corretamente. No mercado existem várias opções de produtos para a higiene intima feminina, porém a variedade é tanta que acaba nos confundindo.

A vagina secreta um sebo que exala odor característico quando entra em contato com o ar, esse odor é normal, apesar de preocupar muitas mulheres. Porém se o odor sofrer alguma alteração, como por exemplo, ficar muito forte, pode haver alguma infecção. Assim como o corrimento, quando há, provavelmente é decorrente de alguma infecção ou inflamação, o que é totalmente curável através de auxílio médico. Mas a higiene intima pode evitar isso. Há também a menstruação, que é um período inevitável e exige cuidado dobrado da mulher.

Como Fazer ?

Evitar coisas que fazem a área intima transpirar é fundamental (protetores diários, calças apertadas etc.).

No período de menstruação, o ideal é escolher absorventes de fluxo correspondente a sua menstruação e sem perfume.

Usar calcinhas de algodão e evitar as calcinhas apertadas e de lycra.

Usar roupas adequadas para ventilação.

Não emprestar calcinhas,biquíni ou toalhas.

Lavar adequadamente a calcinha para evitar proliferação de fungos.

Usar sabonetes íntimos diariamente.

Ao usar absorvente interno, não deixar o dia todo para evitar proliferação de bactérias.

Preferência aos papéis higiênicos brancos e sem perfume.

Evitar banho muito quente para não irritar a mucosa vaginal.

Em caso de irregularidades, consultar um ginecologista.

Depilação Íntima !

A depilação íntima, aquela que remove pelos da região da vagina e do ânus ainda é tabu para algumas mulheres. Geralmente, as mulheres que aderem à essa depilação a defendem porque ela proporciona mais higiene e conforto, principalmente na hora de usar biquínis. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de ir a qualquer salão de beleza. Então, saiba como acertar na depilação íntima.
A depilação íntima é muito dolorida, pois essa região é muito sensível. A ação dos hormônios da menstruação deixa a mulher mais sensível a dor. Sendo assim, não agende a sua depilação a menos de 3 dias antes de menstruar. Se estiver menstruada, é até melhor cancelar, pois a dor será muito maior.
A depilação total dos pelos pubianos não é recomendada, pois os pelos servem como uma barreira contra os fungos e as bactérias que podem entrar pela vagina. Desse modo, se você escolher essa depilação, tenha cuidados redobrados com a higiene dessa região.
A depilação íntima causa arrepios em algumas mulheres só de pensarem na dor sentida. Contudo, se você conhecer bem a sua depiladora e tomar algumas precauções, conseguirá ficar bonita sem ficar tão dolorida.

Tipos de Depilação Íntima

A depilação íntima é uma das mais doloridas e incômodas a mesma pode ocasionar uma inflamação, pêlos que podem ficar encravados e até mesmo pela dor ocasionada pelo ato de depilar.
Você deve deixar a área depilada bem limpa e,para retirar a umidade d área a ser depilada você deverá passar talco ou álcool, desta forma também está protegendo a mucosa.
Se você escolher depilar com lâminas é preferível que depile na hora do banho, assim os pêlos ficaram mais moles e fáceis de serem arrancados mas, lembre-se que os pêlos não serão arrancados pela raiz. A água do banho ajuda a evitar inflamações na região depilada, estique bem para depilar e passe o aparelho no sentido do crescimento.
Para quem sofre com os pêlos encravados o melhor é fazer a depilação com cera quente, o pêlos irão demorar a crescer assim a raiz sofrerá menores traumas. Quando for depilar puxe no sentido contrário ao crescimento dos pêlos, o crescimento dos mesmos dlevará mais ou menos vinte dias.
Prefira as ceras descartáveis evitando infecções e contaminações por bactérias, a pele irá ficar inchada e avermelhada mas não se assuste, é normal logo a pele ficará melhor.
Algumas mulheres preferem a depilação por pinça mas vale lembrar que é super dolorido e muito trabalhoso, a vantagem é que os pêlos são arrancados pela raiz.
Mas se você é daquelas que não suportam a dor então o jeito é usar o creme depilatório, porém algumas possuem alergia ao produto, desta forma seria bom fazer um teste antes de usa-la, para assim ter certeza que não haverá irritabilidade na região a ser passada.
Faça o teste no buço se haver irritabilidade nesta região suspenda o uso. Os cremes depilatórios podem ser práticos porém dura apenas três dias.
A depilação definitiva a laser dura seis meses na qual as sessões sã feitas a cada trinta dias, os pêlos são arrancados pela raiz é um processo eficiente, já na segunda sessão você percebe sua eficiência. Os pêlos crescem mais finos e claros e uma manutenção anual deverá ser feita.
Agora escolha o método e fique mais bonita!

Ginecologista

A primeira ida ao ginecologista costuma ser cercada de dúvidas e medos. É normal a adolescente sentir vergonha e pedir para ir ao especialista apenas quando está prestes a ter relações sexuais. O ideal, no entanto, é que a visita aconteça após a primeira menstruação.
Não existe uma idade certa para levar a adolescente ao médico, mas os especialistas recomendam que a primeira ida aconteça por volta dos 13 aos 15 anos. Se a menina menstruou muito cedo (antes dos 10 anos), o monitoramento do ginecologista ajuda a afastar a possibilidade de problemas hormonais ou de crescimento. Se ela não menstruou até os 16 anos, a consulta também é necessária para verificar se está tudo certo com o organismo.

Como é a primeira consulta?

A primeira consulta costuma ser uma conversa informal, principalmente se a paciente estiver nervosa ou tímida demais. Dependendo da idade, o ideal é que a mãe (ou uma adulta de confiança) acompanhe a consulta, até para responder perguntas do histórico familiar que a adolescente não sabe ou não lembra. O ginecologista vai fazer perguntas sobre doenças da infância, hábitos, ciclo menstrual, doenças na família e histórico de câncer de mama. Dependendo da idade ou se a adolescente não for mais virgem, o médico também dará orientações sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Quando a adolescente pede para ir ao ginecologista, principalmente após os 15 anos, a companhia da mãe pode interferir no estreitamento da relação médico-paciente.

Vou ter que fazer algum exame doloroso?

Se a paciente for virgem, o ginecologista examina apenas os seios, a região abdominal e a parte externa da região genital. Se ela não for mais virgem, o especialista poderá fazer o exame do toque e poderá colher material para fazer o primeiro preventivo. Mas o médico só fará os exames se sentir que a paciente está pronta.

Orientações básicas

O ideal é escolher um médico de confiança que deixe a adolescente segura para falar durante a consulta. Se a adolescente quiser ir no mesmo médico que as amigas ou não quiser em um profissional do sexo masculino, não se preocupe. Segundo Sartorio é comum a adolescente visitar um ou dois médicos até definir seu ginecologista. Não marcar consulta durante o período menstrual, pois dificultará o exame, fazer uma higiene adequada, mas sem exageros, responder calmamente as perguntas, tranqüilidade e abertura durante a consulta, para que o médico possa ajudar a solucionar os problemas.




Créditos UF

0 comentários:

Quem Escreve

Quem Escreve
Daniele Garfen

Postagens :

Followers

Translate

Créditos. Tecnologia do Blogger.