sexta-feira, abril 26, 2013

Botando fogo na cozinha



Cuidados



Antes de bancar a chefe de cozinha é necessário tomar alguns cuidados para evitar qualquer tipo de problema para a sua saúde e para as pessoas que estão a sua volta, pode parecer frescura, mas a verdade é que devemos ter esse tipo de cuidado sim! São besteirinhas básicas do dia a dia, as dicas estão logo abaixo:

Limpeza de verduras e legumes crus:
Existem soluções de cloro vendidas especificamente para isso. Algumas gotas devem ser adicionadas à água, onde os vegetais são deixados de molho. Quem não conseguir o cloro, pode colocar vinagre em um recipiente com água e deixar os vegetais de molho por um período de cinco a dez minutos.

Descongelamento de alimentos:
Deve ser feito sempre na geladeira. Ao deixar o alimento descongelar na temperatura ambiente, a parte externa perde o gelo primeiro, ficando em uma temperatura ideal para a proliferação de bactérias e outros organismos.

Limpeza dos pratos:
As peças devem ser secadas em um escorredor. Esqueça os tradicionais panos de pratos, que são ótimos locais para a multiplicação de germes e bactérias.


Esponja:
Nunca deve ser guardada molhada e suja, pois é um grande foco de microrganismos. Sua vida útil é de no máximo, um mês.

Tábua:
Deve ser sempre de plástico. A madeira é absorvente, podendo virar um foco de futuras doenças. A tábua deve ser sempre lavada quando for trocado o alimento colocado nela.

Óleo de cozinha:
Nunca use óleo velho, pois quanto mais ele queima, mais se deteriora, podendo até criar compostos cancerígenos. O ideal é utilizá-lo duas vezes, no máximo.

Refrigeração:
Os alimentos não precisam estar totalmente frios para serem guardados. O tempo que eles ficam na temperatura ambiente pode levar ao surgimento de microrganismos. Outra dica importante é sempre seguir a especificação do fabricante da geladeira na hora de guardar os alimentos. Normalmente, as prateleiras e gavetas mais baixas são usadas para guardar vegetais, enquanto as de cima são ideais para alimentos preparados.
Alimentos industrializados:
As embalagens devem ser lavadas antes de serem colocadas na geladeira ou junto de outros produtos. Não há como garantir a qualidade no transporte e a conservação dos alimentos no supermercado.

Frutas:
As sem cascas devem ser lavadas com sabão e bem enxaguadas.

Faca:
Sempre que for cortar um alimento diferente, a faca deve ser lavada. Isso evita que bactérias de um frango cru, por exemplo, possam ser passadas para algum vegetal.

 Receitas básicas

Antes de sair por aí tentando fazer uma das receitas você deve saber ao menos o básico né? Digo os bons e velhos, arroz e feijão de cada dia. Eles são necessários no dia a dia de cada um de nós, são as primeiras coisas que você deve aprender a fazer na cozinha, não sabe? Pegue um papel, uma caneta e anote a receita. Bom apetite!

Arroz branco:

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz
4 colheres (sopa) de óleo de soja
2 dentes de alho picados
1/2 unidades de cebola picadas
4 xícaras (chá) de água fervente

Modo de preparo
1 - Meça o arroz e escolha-o, retirando pequenos pedaços de breu que possam ter ficado do beneficiamento, alguns grãos, ainda com casca e outros elementos estranhos ao produto. Em seguida, coloque o arroz numa bacia ou num lava-arroz. Lave o arroz várias vezes, escorrendo-o e colocando mais água, esfregando-o, com as mãos, até que a água saia transparente, sem resquícios do amido do arroz (é o que deixa a água leitosa). Deixe secar, antes de prepará-lo.

 
Receitas básicas

2 - Leve uma panela ao fogo e deixe-a aquecer. Junte o óleo. Despeje a cebola e o alho. Deixe fritarem até que a cebola esteja transparente.

3 - Junte o arroz ao refogado e refogue-o, até que esteja seco.

4 - Junte a água fervente. Deixe levantar fervura novamente e coloque sal. Tampe a panela, mas não totalmente, deixe uma abertura de um dos lados. Algumas panelas dispõem de um dispositivo na tampa, como estas que vê em, que permite a saída do vapor e você, nesse caso, pode fechar a tampa sem medo.

5 - Deixe ferver até que seque. Quando o arroz está seco, faz alguns furinhos na superfície. Em todo caso, com um garfo, puxe os grãos de um lado para ver se a água do fundo secou mesmo. Tampe a panela e deixe descansar por uns 10 minutos com a tampa fechada, antes de servir.

 





 
Receitas básicas



Feijão:

Ingredientes
2 copos de feijão
água a gosto
calabresa (opcional) a gosto
bacon (opcional) a gosto
salsinha picada (opcional) a gosto
cebolinha picada (opcional) a gosto
sal a gosto

Modo de preparo
Separe e lave o feijão. Deixe-o de molho em uma bacia com água de um dia para o outro. Se estiver com pressa pode ferver 1 litro de água e deixar o feijão de molho nessa água por cerca de 2 horas. Despeje o feijão amolecido em uma panela de pressão e complete com água até a metade da panela. Se você não tiver uma panela de pressão, pode usar uma panela comum, porém vai levar mais tempo para o feijão ficar pronto. Tampe a panela de pressão e deixe em fogo alto. Quando começar a apitar conte 20 minutos. Se for uma panela comum deixe pelo menos o dobro do tempo e vá provando o feijão pra ver se amoleceu. Passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa. Tome cuidado nesse passo pra não explodir sua cozinha! Pra garantir você pode colocar a panela debaixo da torneira, mas não faça isso logo depois que retirou ela do fogo, espere sempre ela dar uma esfriada antes.
 

Receitas básicas

Fatie a calabresa e corte o bacon em cubinhos. Coloque ambos em uma panela e deixe fritar por alguns minutos, depois junte o feijão. Adicione o sal, geralmente 1 colher de sopa não muito cheia é suficiente. Se você colocou a calabresa e o bacon, diminua no sal, pois eles já são salgados. Deixe o feijão no fogo alto até abrir fervura e vá mexendo aos poucos. Agora o feijão está pronto. Na hora de servir basta jogar a salsinha e a cebolinha picadas por cima pra dar um visual diferente e pronto!

 





 
 
Pratos principais

Macarrão com molho de almôndegas:

Ingredientes
500 gramas de talharine verde
½ xícara (chá) de azeite
5 dentes de alho
sal a gosto

Almôndegas:
½ quilo de carne moída
1 cebola
1 ovo
1 xícara (chá) de ervas finas
½ xícara (chá) de farinha de trigo
sal e pimenta a gosto
300 gramas de queijo provolone
óleo para fritar

Molho:
½ quilo de molho de tomate temperado

Modo de fazer
Tempere a carne moída com sal, cebola e ervas fina. Acrescente o ovo levemente batido e a farinha de trigo (aos poucos). Mexa com as mãos para se agregarem todos os ingredientes. Abra porções de carne sobre a palma da mão e recheie com provolone, fazendo uma bolinha. Frite em óleo quente. Em uma frigideira aqueça o azeite e refogue o alho. Adicione o sal (opcional). Acrescente o macarrão cozido (deixe-o ao alho e óleo). Coloque o em uma forma de vidro com buraco no centro, untada e com manteiga. Desenforme sobre um prato e distribua as almôndegas. A seguir, regue com o molho aquecido. Polvilhe queijo ralado.

 




 

Pratos principais



Filé Acebolado:

Ingredientes
1 Kg de filé de alcatra
1 colher de sopa de tempero pronto
1 tablete de caldo de carne
Caldo de uma laranja
3 colheres de sopa de óleo
1 cebola grande cortada em rodelas
1 tomate grande cortado em rodelas
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer
Coloque em um refratário o caldo de laranja, o tempero pronto ou a gosto (alho, orégano e pimenta) e o sal. Passe os filés, um a um, por esse tempero, e deixe nele por aproximadamente 15 minutos. Aqueça o óleo dentro da panela de pressão e frite os filés, todos juntos. Esfarele o caldo de carne e faça camadas com o tomate e a cebola. Feche a panela e, depois que pegar pressão, cozinhe por 15 minutos. Sirva com croquetes de mandioca, arroz e salada de folhas.

 
Guarnições

Arroz de forno:

Ingredientes
Arroz branco:
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de cebola picada
1 folha de louro
2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
4 xícaras (chá) de água
Sal a gosto

Arroz de forno:
4 xícaras (chá) de arroz cozido
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 cebola média picada
1 xícara (chá) de ervilha
1 vidro pequeno de palmito
Azeitonas a gosto
200 ml de molho de tomate
200 gramas de presunto
200 gramas de mussarela
Queijo ralado para polvilhar

Modo de fazer

Arroz branco:
Em uma panela aqueça o óleo e frite a cebola. Adicione a folha de louro e o arroz. Refogue. Junte o sal e a água quente. Cozinhe até secar a água

Arroz de forno:
Em uma panela aqueça a manteiga e refogue a cebola. Junte o palmito, ervilha e azeitonas. Frite. Acrescente o molho de tomate e cozinhe por alguns minutos. A seguir, em um refratário coloque um pouco do molho. Intercale em camadas arroz cozido, molho, presunto ralado, arroz cozido, molho e mussarela ralada. Polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido para gratinar cerca de 15 a 20 minutos.

 


Guarnições



Farofa de salame:

Ingredientes
150g de salame
100g de manteiga
1 cebola
1 xícara (chá) de azeitonas verdes
300g de biscoitos salgados
100g de queijo ralado
1 xícara (chá) de salsinha e cebolinha
Temperos à gosto

Modo de fazer
Em uma frigideira, derreta a manteiga e refogue a cebola. Junte os biscoitos salgados triturados, o salame picado, azeitonas, temperos à gosto (orégano e pimenta), queijo ralado, salsinha e cebolinha. Misture para se agregarem.

Vinagrete de Lentilha:

Ingredientes
250g de lentilha
Água, o suficiente
2 tomates sem pele e sem semente picados
1 cebola picada
½ xícara (chá) de azeite de oliva
½ xícara (chá) de salsinha picada
3 colheres (sopa) vinagre
2 pimentas dedo de moça sem semente picadas
Sal a gosto

 
Guarnições


Modo de fazer
Cozinhe a lentilha na água fervente até que esteja macia. Escorra a água e coloque a lentilha em uma tigela. Acrescente o restante dos ingredientes e misture bem.

Salpicão de Peito de Peru:

Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena ralada
400g de peito de peru cortado em tiras
1 xícara (chá) de damasco seco cortado em tiras
1 xícara (chá) de milho verde em conserva (sem a água)
1 xícara (chá) de ervilha fresca pré-cozida
½ xícara (chá) de azeitona preta picada
1 maça descascada cortada em cubos
½ pote de iogurte
½ copo de requeijão cremoso
Suco de ½ limão
Sal a gosto
Pimenta do Reino a gosto

Modo de fazer
Aqueça a manteiga e doure a cebola. Acrescente o peito de peru e refogue-o por 5 minutos. Coloque em vasilha, acrescente o restante dos ingredientes e misture bem.


Lanches



Pão de Liquidificador:

Ingredientes
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo
½ xícara (chá) de açúcar
60 g de fermento biológico
1 colher (sopa) de sal
1 kg de farinha de trigo
4 xícaras (chá) de água

Modo de fazer
Bater no liquidificador os ovos, açúcar, sal, água e fermento até ficar homogêneo, em uma bacia, colocar a farinha e ir misturando devagar com uma colher de pau, coloque em forma untada, deixe a massa descansar até dobrar de volume. Assar em forno médio por 40 minutos.

Pastelzinho de Requeijão:

Ingredientes
Massa:
800g de farinha de trigo
400g de manteiga ou margarina
400g de requeijão

Recheio:
300g de peito de peru ou frango
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 tomate picado
2 colheres (sopa) de azeite
salsa e cebolinha picada
sal e pimenta a gosto
1 gema para pincelar.


Lanches

Modo de fazer
Em um recipiente coloque a farinha (reserve um pouco), o requeijão (de caixinha) e a manteiga ou a margarina gelada. Mexa com as mãos. Neste momento, se necessário, acrescente a farinha reservada até que a massa desgrude das mãos. Deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, abra-a com um rolo. Modele os pastéis com cortador redondo. Coloque o recheio. Feche unindo as extremidades. Acomode-os em uma assadeira retangular, untada e polvilhada. Pincele com a gema. Leve ao forno pré-aquecido (200ºC) por 20 minutos.

Recheio:
Coloque em um recipiente o peito de peru triturado, a cebola, o tomate, a salsa, a cebolinha, a pimenta, o sal (opcional) e o azeite. Misture.

Massa Básica para Salgadinhos Assados:

Ingredientes
150 g de amido de milho
200 g de farinha de trigo
1 xícara de chá de queijo ralado
3 colheres de chá de fermento em pó
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 ovos inteiros Leite até dar o ponto

Sugestão para o recheio:
Palmito
Frango
Presunto

 

Lanches



Modo de preparo
Em um recipiente, coloque o amido de milho e a farinha de trigo peneirada. Junte o fermento, queijo, margarina ou manteiga e os ovos, levemente batidos, misturando bem. Acrescente, aos poucos, o leite e misture com as mãos. Sove a massa, sempre enfarinhando a superfície. Modele os salgadinhos.

Dicas:

Para fazer empadinhas:
Encha as forminhas de empada com a massa, sempre deixando ultrapassar as bordas para encaixar a tampa do salgadinho. Recheie a gosto, com palmito, frango, bacalhau ou camarão. Tampe com um pouco de massa e pincele com gema de ovo. Leve ao forno aquecido a 180º C por 20 minutos.

Para fazer pastéis:
Abra a massa com um rolo e modele com um cortador redondo. Recheie, una as pontas e pincele a superfície com gema de ovo. Acomode os salgadinhos em uma assadeira, sem untá-la, e asse em forno aquecido a 180º C por 20 minutos.

Para fazer enroladinhos de salsinha:
Abra a massa com um rolo e modele com um cortador redondo. Recheie com uma mini salsicha e feche apenas no meio. Pincele com gema de ovo e leve ao forno aquecido a 180º C por 20 minutos.

 

 





 

Sopas



Caldo verde:

Ingredientes
6 batatas
1 caldo de galinha ou de carne
1 1/2 litro de água
2 colheres (sopa) de azeite
1 paio
1 gomo de linguiça portuguesa
1/2 maço de couves

Modo de fazer
Em uma panela, coloque a água, o caldo de galinha ou de carne e as batatas. Após cozinhá-las, passe-as pelo espremedor ou amasse com o auxílio de um garfo. Coloque novamente na panela e adicione o paio e a linguiça portuguesa (fatiados). Cozinhe mais um pouco e acrescente azeite, sal e a couve. Desligue e sirva.

 





Bolos



Bolo de limão:

Ingredientes
Massa:

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de manteiga
4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de raspas de limão
1/4 de xícara (chá) de suco de limão
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:

2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
Suco de limão até dar ponto na cobertura
Raspas de limão para decorar

Modo de fazer
Na vasilha da batedeira coloque o açúcar e manteiga. Bata para se agregarem. Junte os ovos um a um. Bata novamente. Acrescente as raspas de limão e bata. Desligue a batedeira e agregue o fermento em pó. Coloque a massa obtida em uma assadeira untada e polvilhada. Leve ao forno pré aquecido 180° a 200° por 20 a 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
Decore com a cobertura e as raspas de limão.

Cobertura
Em um recipiente coloque o açúcar. Adicione o suco de limão aos poucos até obter a textura em um fondant.
 

Bolos


Bolo de Banana Caramelizada:

Ingredientes

Massa:
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina
3 ovos (claras separadas)
3/4 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Caramelo:
2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
De 5 a 6 bananas maduras
Decoração a gosto

Modo de fazer
Na vasilha da batedeira coloque o açúcar, margarina e gemas. Mexa com o auxílio de uma colher e a seguir bata. Junte o leite e torne a bater. Acrescente a farinha e bata novamente. Agregue as claras em neve e o fermento em pó.
Coloque a massa obtida na assadeira retangular caramelizada e reservada. Leve ao forno pré-aquecido do 180° C por 20 a 30 min. Desenforme quente.

Calda
Em uma panela coloque o açúcar e a água. Mexa. Ferva até obter ponto de caramelo (cerca de 10 a 12 min.). Coloque a calda em uma assadeira retangular. Sobre a calda distribua as bananas cortadas no sentido do comprimento

Doces


Pudim de Padaria:

Ingredientes
1/2 litro de leite
1/2 kg de açúcar
200 gramas de farinha de trigo
3 ovos
5 colheres (sopa) de coco ralado (50g)
2 colheres (sopa) cheias de queijo ralado (50g)

Para o caramelo:
2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água

Modo de fazer
Calda:
Em uma panela coloque o açúcar e água. Mexa. Deixe ferver até obter o ponto de caramelo, entre 10 e 12 minutos. Não mexa mais para não açucarar. A seguir, coloque o caramelo em uma forma redonda de buraco no centro. Reserve.

Pudim:
No copo do liquidificador coloque o leite e os ovos. Bata. Junte o queijo e o coco, torne a bater. Adicione o açúcar e a farinha. Bata novamente. Coloque na forma caramelizada. Leve ao assoalho do forno, em banho maria, pré-aquecido em 200ºc por 40 a 45 minutos.

Strogonoff de Chocolate:

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
6 colheres de sopa de chocolate em pó
½ xícara de chá de conhaque
200 g de nozes picadas em pedaços grandes
250 g de chocolate picado meio amargo ou ao leite

 Doces


Modo de Fazer:
Em uma panela coloque o leite condensado e o chocolate em pó, cozinhe em fogo alto sempre mexendo (± 5 min). Retire do fogo e deixe esfriar um pouco, agregue o creme de leite sem o soro, adicione as nozes picadas, o chocolate picado e o conhaque.

Brownie de Chocolate com Sorvete:

Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
200g de manteiga
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
10 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) de nozes picadas
1 colher (chá) de essência de baunilha
Manteiga e farinha para untar

Modo de fazer
Na vasilha da batedeira coloque o açúcar peneirado, a manteiga e os ovos. Bata por 3 minutos. A seguir junte a farinha e o chocolate, peneirados. Bata novamente. Desligue e adicione as nozes picadas grosseiramente e a essência de baunilha. Mexa para se agregarem. Coloque a massa obtida em uma assadeira retangular untada e polvilhada. Leve ao forno forte (250°C) por 25 minutos

 





Tortas


Torta de Morango:

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 pitada de sal
1 gema
Se necessário 3 colheres (sopa) de leite

Recheio:
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
4 gemas
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de baunilha ou 1 colher (chá) de raspas de limão

Cobertura:
1 caixa de morangos grandes
1 caixa de gelatina de morango
2 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de polvilho doce

Modo de fazer
Em um recipiente coloque a farinha, sal, gema e a manteiga. Mexa com as mãos, e se necessário acrescente o leite aos poucos até dar o ponto na massa. A seguir, sove sobre superfície lisa. Espalhe a massa obtida em assadeira redonda nº 24 de fundo falso. Faça furos sobre a massa com o auxílio da ponta de um garfo. Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por 14 a 15 minutos. Desenforme e deixe esfriar. Espalhe o recheio. Distribua os morangos cortados ao meio e espalhe a cobertura sobre os morangos. Leve para gelar.

Tortas

Recheio:
Em uma panela coloque o leite condensado, o leite (reserve um pouco), a manteiga, o amido dissolvido com o leite reservado e as gemas levemente batidas. Cozinhe até engrossar (sem parar de mexer). Adicione a baunilha e cozinhe por mais alguns minutos. Desligue

Cobertura:
Em uma panela coloque a água (reserve um pouco), a gelatina e o polvilho dissolvido com a água reservada. Cozinhe por uns 4 a 5 minutos até obter uma aparência transparente.

Torta da Preguiça:

Ingredientes

Massa:
2 ½ xícara (chá) de leite
¾ xícara (chá) de óleo
3 ovos inteiros
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
1 peito de frango cozido
100 gramas de tomate seco
pimentão verde, vermelho e amarelo
½ xícara de azeitonas pretas e picadas
Cebolinha picada
Temperos a gosto


Tortas


Modo de preparo

Massa:
No liquidificador, bata o leite, o óleo, os ovos, o sal e a farinha (reserve um pouco). Desligue e junte o restante da farinha e o fermento. Bata novamente. Coloque metade da massa em uma assadeira redonda, untada e polvilhada. Coloque o recheio. Cubra com o resto da massa. Leve ao forno pré-aquecido a 150 graus de 15 a 20 minutos. Depois, aumente para 180 graus durante 10 minutos.

Recheio:
Num refratário, junte o frango cozido e desfiado, o tomate seco, os pimentões vermelhos, verdes e amarelos, as azeitonas, a cebolinha e tempero a gosto.

 E para a alegria dos adolescentes

Cupcakes:

Ingredientes:
1 1/2 xícara de açúcar
300g de manteiga amolecida
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
10 gotas de extrato de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio

Sugestão de ingredientes para variar:
Chocolate em pó (não use achocolatado, tem açúcar e menos cacau)
Chocolate granulado
Coco ralado e 1/2 xícara de leite de coco (ao invés do leite comum)
Ameixas secas picadas
Cerejas secas picadas ou inteiras
Passas de uvas
Suco e raspas de 1 limão grande

Para preparar a forma de cupcake:
Óleo spray
Farinha de trigo
Se preferir: forminha para cupcake

 E para a alegria dos adolescentes

Modo de fazer:
Prepare a forma: Unte uma forma especial para cupcakes com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue este excesso fora. Se preferir pode usar forminhas de papel especiais para cupcake (elas tem o fundo maior) dentro da forma de metal ou silicone. Facilita para desenformar e lavar.

Prepare a massa: Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois acrescente os ovos um a um sempre batendo. Junte o extrato de baunilha e bata mais um pouco. Depois acrescente a farinha de trigo e bata até ficar bem misturado, depois junte o leite e bata até ficar bem homogêneo. Por último, para evitar que pequenas bolinhas fiquem inteiras, peneire juntos o fermento em pó e o bicarbonato de sódio com um coador pequeno.

 E para a alegria dos adolescentes

• Para fazer sabores variados será necessário misturar 1/2 xícara de cada ingrediente para cada receita básica de cupcake.
• Se quiser, pode acrescentar o chocolate em pó junto com as frutas secas.
• O chocolate granulado produzirá um efeito de formigueiro.
• Para o cupcake de coco, deve-se substituir o leite comum da receita básica pelo leite de coco.
• Ao usar frutas secas para cupcakes, reserve algumas para decorar.
• Para o cupcake de limão, use as medidas sugeridas acima.

Asse os cupcakes: Encha a forma previamente untada ou as forminhas de papel um pouco acima da metade. Tome cuidado para não encher demais, pois os cupcakes irão crescer quando assar. Ponha no forno já pré-aquecido até dourar. O tempo para assar é de +/- 15 a 20 minutos dependendo do forno. Depois de prontos, espere esfriar um pouco para desenformá-los. Se assá-los nas forminhas de papel, basta apenas retirá-los.

 





 


 
Alta cobertura e cintilância para seus lábios.
Além de hidratar o lábio , sabe o  que é mais legal nele que eu gosto por que o batom ,  claro q não vai durar pra sempre mais depois que vai saindo a cor rosinha dele fica só os brilhos por fato de ele ser cintilante então você não fica sem batom fica com um brilho lindo na boca vocês tem que usar pra saber do que eu tó falando rs , eu recomendo muito bom e tom dele fica ótimo na boca .
 
 
Além do charme dos batons da natura face o espelho que ajuda muito né ,  por que as vezes não temos espelho pra passar batom ai fica olhando no visor do celular não dá é oh !
 
eu recomendo girls , aprovadissimo ! bora comprar que vale a pena *o*
 
olha que boca mais linda do brasil rs , fica um charme olha só você mesmo ;)
 
 

 



 
 
Nota para o produto : 10 / 10
 
 
 
 

 
Generalidades

 
Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
 

.


Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo. O clima de uma região ordena como ela prossegue ao longo do ano por anos a fio. O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão. O clima tropical exclui incidência de neve. O clima polar exclui dias propícios a banho de sol. Nos climas tropical e polar haverá dias mais quentes, mais frios, mais calmos ou com tempestades, mas tudo dentro de uma determinada faixa de variação. O clima é o estado de humor e o tempo as variações que existem dentro dessa faixa. O paciente deprimido terá dias melhores ou piores assim como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam às tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro. Existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente. Uma pessoa no clima tropical ao ver uma foto de um dia de sol no pólo sul tem a impressão de que estava quente e que até se poderia tirar a roupa para se bronzear. Este tipo de engano é o mesmo que uma pessoa comete ao comparar as suas fases de baixo astral com a depressão psiquiátrica de um amigo. Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.
 

.
Como é?



Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:
Perda de energia ou interesse
Humor deprimido
Dificuldade de concentração
Alterações do apetite e do sono
Lentificação das atividades físicas e mentais
Sentimento de pesar ou fracasso


Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro


 


Outros sintomas...
que podem vir associados aos sintomas centrais são:



Pessimismo
Dificuldade de tomar decisões
Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
Irritabilidade ou impaciência
Inquietação
Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
Chorar à-toa
Dificuldade para chorar
Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
Dificuldade de terminar as coisas que começou
Sentimento de pena de si mesmo
Persistência de pensamentos negativos
Queixas freqüentes
Sentimentos de culpa injustificáveis
Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual

 

Depressão e doenças...




-
Cardíacas:
Os sintomas depressivos apesar de muito comuns são pouco detectados nos pacientes de atendimento em outras especialidades, o que permite o desenvolvimento e prolongamento desse problema comprometendo a qualidade de vida do indivíduo e sua recuperação. Anteriormente estudos associaram o fumo, a vida sedentária, obesidade, ao maior risco de doença cardíaca. Agora, pelas mesmas técnicas, associa-se sintoma depressivo com maior risco de desenvolver doenças cardíacas. A doença cardíaca mais envolvida com os sintomas depressivos é o infarto do miocárdio. Também não se pode concluir apressadamente que depressão provoca infarto, não é assim. Nem todo obeso, fumante ou sedentário enfarta. Essas pessoas enfartam mais que as pessoas fora desse grupo, mas a incidência não é de 100%. Da mesma forma, a depressão aumenta o risco de infarto, mas numa parte dos pacientes. Está sendo investigado.
 
Câncer
A depressão costuma atingir 15 a 25% dos pacientes com câncer. As pessoas e os familiares que encaram um diagnóstico de câncer experimentarão uma variedade de emoções, estresses e aborrecimentos. O medo da morte, a interrupção dos planos de vida, perda da auto-estima e mudanças da imagem corporal, mudanças no estilo social e financeiro são questões fortes o bastante para justificarem desânimo e tristeza. O limite a partir de qual se deve usar antidepressivos não é claro, dependerá da experiência de cada psiquiatra. A princípio sempre que o paciente apresente um conjunto de sintomas depressivos semelhante ao conjunto de sintomas que os pacientes deprimidos sem câncer apresentam, deverá ser o ponto a partir do qual se deve entrar com medicações.
Existem alguns mitos sobre o câncer e as pessoas que padecem dele, tais como"os portadores de câncer são deprimidos". A depressão em quem tem câncer é normal, o tratamento da depressão no paciente com câncer é ineficaz. A tristeza e o pesar são sentimentos normais para uma pessoa que teve conhecimento da doença. Questões como a resposta ao tratamento, o tempo de sobrevida e o índice de cura entre pacientes com câncer com ou sem depressão estão sendo mais enfocadas do que a investigação das melhores técnicas para tratamento da depressão.
 

Identificação da Depressão


Para afirmarmos que o paciente está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.

 

Causa da Depressão



A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos. O uso continuado da palavra pode levar a pessoa a obter uma compensação bioquímica. Apesar disso nunca ter sido provado, o contrário também nunca foi.
Eventos desencadeantes são muito estudados e de fato encontra-se relação entre certos acontecimentos estressantes na vida das pessoas e o início de um episódio depressivo. Contudo tais eventos não podem ser responsabilizados pela manutenção da depressão. Na prática a maioria das pessoas que sofre um revés se recupera com o tempo. Se os reveses da vida causassem depressão todas as pessoas a eles submetidos estariam deprimidas e não é isto o que se observa. Os eventos estressantes provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis.
 
Exemplos de eventos estressantes são perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, pequenas contrariedades não são consideradas como eventos fortes o suficiente para desencadear depressão. O que torna as pessoas vulneráveis ainda é objeto de estudos. A influência genética como em toda medicina é muito estudada. Trabalhos recentes mostram que mais do que a influência genética, o ambiente durante a infância pode predispor mais as pessoas. O fator genético é fundamental uma vez que os gêmeos idênticos ficam mais deprimidos do que os gêmeos não idênticos.

Quem Escreve

Quem Escreve
Daniele Garfen

Postagens :

Followers

Translate

Créditos. Tecnologia do Blogger.