domingo, agosto 19, 2012


Muitas meninas tem esta dúvida, afinal, quem nunca teve o desejo de ter um "corpo perfeito"? Essa postagem servirá para voce aprender mais dicas de engordar ou emagrecer, e ficar com a autoestima lá em cima !

Engordar com saúde
 

Se você se sente magro, ou algum problema de saúde fez você emagrecer demais, saiba que tem uma maratona pela frente para conseguir engordar. Engordar não é fácil, principalmente para quem sempre foi magro. Quem garante é a nutricionista Soraia Augusta da Silva, que afirma que engordar é mais difícil do que emagrecer. Mas não é impossível! Saiba que você pode engordar, e com muita saúde!

Eu estou realmente magra? Preciso engordar?
 

sta é a primeira pergunta que você deve fazer. Para respondê-la, existem hoje muitos métodos de avaliação da composição corporal, que medem não só o peso, mas também a proporção peso/altura, a porcentagem de gordura no organismo, entre outros. A partir delas é que se sabe se uma pessoa é realmente magra. Na verdade, você pode parecer magro, mas pode ter uma proporção de gordura no corpo, maior do que o recomendável e menos massa muscular. Aqui se enquadram os falsos magros.
O mais importante é identificar o motivo da vontade de se ganhar peso. Se é uma depressão, diabete, tiróide, etc. Não avalie apenas seu peso, se você não tratar a causa do emagrecimento não vai conseguir manter o peso ideal depois de alcançá-lo.
Para começar a ter uma idéia, aí vai um dos métodos de avaliação existentes, usado pela nutricionista Soraia Augusta. É o IMC, Índice de Massa Corporal, considerado um indicador antropométrico de avaliação nutricional, que funciona através da relação peso/altura. Consiste na fórmula: IMC=Peso(kg)/Altura ao quadrado (m). O resultado você compara com a seguinte tabela:

Para o sexo feminino
Baixo peso: 19
Peso desejado: 19 - 24
Sobre peso: 25 - 29
Obesidade: mais que 29

Porque eu sou magra?
 

Além do biotipo, algum fator psicológico pode intervir no organismo. Para o neurolingüista Carlos Antônio de Souza Lima, o indivíduo magro "pode ter um sofrer de depressão ou algum processo não resolvido na infância. Há ainda pessoas que têm baixo peso por anorexia, (relacionamento deturpado com o alimento) obsessão com o peso ideal." Para ele o mais importante é questionar se a vontade de modificação de peso é real ou se vem do meio externo. E ainda se estiver decidido a engordar, tomar cuidado, pois, um processo para ganho de peso pode alterar o metabolismo do indivíduo e este se tornar uma pessoa obesa.

Será que eu consigo engordar?
 

"O biotipo de cada indivíduo é genético. Por isto a pessoa pode não conseguir chegar num nível esperado, mas pode conseguir aumentar bem o volume corporal.", diz Soraia Augusta. É fácil perceber que a Isabela Garcia não conseguirá ter um corpo como o da Vera Fisher, pois seus biotipos são diferentes. Tudo dependerá da sua força de vontade e da sua disciplina para alcançar bons resultados. Hoje existem várias maneiras de engordar e aumentar a massa muscular. Como última hipótese, você pode tentar a lipo-escultura. "Uma cirurgia plástica que retira gordura de um lugar, como dos culotes do bumbum, e coloca em outro lugar, como nas pernas.", explica Soraia.

Como engordar sem ficar com celulites, estrias e "pneuzinhos"?
 

O segredo é a dieta equilibrada. O açúcar por exemplo dá celulite, diabete, e outras complicações. Além da alimentação saudável, você pode optar por aumentar a massa muscular através da musculação, por exemplo. Isto vai fazer com que você engorde e não fique flácida. "Para engordar proporcionalmente é preciso fazer atividade física. Só assim você conseguirá aumentar a massa corporal sem criar os famosos "pneuzinhos".

Fazer exercícios não emagrece?
 

Exercícios queimam calorias e aumentam a massa muscular fazendo você ganhar peso com saúde. "Este tipo de treinamento é feito basicamente com intensidade elevada de sobre-carga (pesos)", explica o professor de educação física da academia Olympia, José Geraldo. Outro fator fundamental, segundo ele, é o balanceamento nutricional, onde se faz um cálculo do desgaste calórico, referente ao treinamento, e o gasto calórico do indivíduo no seu dia-a-dia. Lembre-se: "quanto menos músculo você tem, mais flácida você é", afirma José Geraldo.

E os remédios que aumentam o apetite, funcionam?
 

As vitaminas, segundo a nutricionista, regulam o organismo e fazem com que ele aproveite melhor os alimentos. Mas elas podem se acumular e causar uma mudança do metabolismo, o que não é bom. Já os remédios que abrem o apetite trabalham a parte hormonal e são ainda piores para o organismo. Procure ouvir um nutricionista antes de se auto medicar.

Dicas para engordar
 

Manter a freqüência de refeições (como café da manhã, almoço e jantar), mantendo os horários padrões que você estipular. Depois de um tempo, você comerá por hábito.

Comer devagar, num local tranqüilo, sem barulho. Se não for possível, enquanto comer tente se concentrar na comida e no ato de se alimentar.

Enriquecer todas as refeições habituais, em termos de valor calórico. Se, por exemplo, você toma leite de manhã, enriqueça-o com mel, frutas, e/ou cereais, e assim por diante.

Evite comer fora do horário. Algumas pessoas perdem a fome se comerem algo antes do almoço. Prefira fazer poucas refeições, mas bem feitas.

Você pode usar suplementos alimentares, mas prefira os mais naturais que são vendidos em supermercados (como granola, neston, etc) e não use indiscriminadamente. Tudo em excesso pode fazer mal.

Manter o consumo de frutas e verduras que vão normalizar o organismo para que ele absorva melhor os alimentos.

Tomar, até meia hora antes da refeição, um copo de suco de limão ou laranja, ou comer um pedaço de maçã. Abre o apetite e retém mais os sais minerais.

Importante: não tente ganhar peso rápido, isto pode trazer problemas de saúde para você.

 Existem outras maneiras alternativas de engordar?
  
Sim. Você pode procurar, por exemplo, um homeopata. O tratamento é natural e se chama fitoterapia: com florais, homeopatia e suplementos alimentares. Segundo a homeopata Magna Menezes, a fitoterapia não tem efeitos colaterais. Mas precisa ser feita com uma orientação alimentar para ingerir alimentos adequados para se ganhar calorias. Ela é contra os tratamentos que mexem com o metabolismo, "porque eles podem fazer as pessoas engordarem além do necessário". Além disso, alerta que é normal ao passar dos anos que o indivíduo aumente de peso.

Emagrecendo com saúde
 

Obesidade, além do aspecto que dá ao seu corpo, também aumenta o risco de muitos problemas graves de saúde, incluindo diabetes, doença cardíaca, derrame, hipertensão arterial, artrite e até mesmo, em alguns casos, câncer. Emagrecer, mesmo que alguns quilos, pode te ajudar a reduzir esses riscos!

Muitas dietas de emagrecimento e programas que estão no mercado hoje prometem resultados milagrosos em um curto espaço de tempo. A maioria deles não é apenas pouco saudável, mas sua principal desvantagem é que você ganha o peso que perdeu (e às vezes até mais) imediatamente após parar de seguir as dietas propostas.

A coisa mais importante a notar quando seguir um programa de perda de peso é como emagrecer e mantê-lo. Você pode fazer isso seguindo várias técnicas que irão te ajudar a emagrecer de maneira saudável.

Uma das melhores dicas para perda de peso é a utilização de mais calorias do que você come. Isto significa que suas atividades diárias devem ajudar o seu corpo a queimar mais calorias do que aquelas consumidas através de alimentos e bebidas.

Números que te ajudam
 

- Um quilo equivale a 3.500 calorias.

- Se durante um dia você consome 3.500 calorias a mais do que pode queimar, você acabará por ganhar um quilo.

- Se você conseguir queimar 3.500 calorias a mais do que as que você comeu, será capaz de perder um quilo.

- Deve ser notado e compreendido que o número exato de calorias que uma pessoa precisa diariamente depende de sua idade, sexo e nível de atividade.

Como regra rápida, para emagrecer e mantê-lo fora você não precisa sofrer e com certeza não precisa seguir qualquer dieta milagrosa disponível no mercado! Você deve fazer alterações em sua dieta e estilo de vida, gradualmente. Coisas que você gosta e que pode manter a longo prazo.

Dicas
 

1. Não tenha pressa, perda de peso leva tempo.
- Defina suas metas de perda de peso, de modo a perder apenas 1 ou 2 quilos por semana. É comprovado que pessoas que perdem peso em um ritmo mais rápido são mais propensos a ganhar o peso perdido de volta.
- Não tente fazer dietas milagrosas que são anunciadas e nem tomar drogas de emagrecimento. Não só elas não são saudáveis como também são perigosas. E com certeza não funcionam por muito tempo.

2. Tenha cuidado com o que você come e bebe.
- Mantenha um diário por um tempo e anote tudo que você come e bebe. A maioria das pessoas tende a comer sem se dar conta e acaba consumindo muito mais calorias do que realmente precisa. Um diário de perda de peso vai te ajudar a descobrir este hábito.
- Não coma enquanto assiste televisão. Quando comer, se certifique de sentar-se à mesa e não fazer qualquer outra coisa.
- Coma devagar e mastigue a comida muito bem. Você deve saber que leva cerca de 20 minutos para o nosso cérebro obter o sinal do estômago de que estamos satisfeitos. É um fato que as pessoas que comem muito rápido acabam comendo demais.

 

3. Prepare mais comida caseira.
- Quando você prepara suas próprias refeições em casa é mais saudável e mais fácil de saber o que e quanto você come.
- Preparar a sua própria comida não é apenas mais saudável e seguro, mas também é menos caro do que comprar comida pronta ou comer fora.
- Quando você for a mercearias ou supermercados para comprar alimentos certifique-se de ler os rótulos nutricionais para cada item que estiver comprando.

4. Seja seletivo, quando e onde jantar fora.
- É um segredo conhecido que, se você quiser emagrecer, deve comer fora menos.
- Algumas refeições prontas e especialmente as grandes refeições fast-food contêm mais de 1.500 calorias. Isso é quase o suficiente para um dia inteiro!
- Quando você comer fora, vigie as porções de alimentos. Elas são geralmente muito grandes e suficiente para 2 pessoas compartilharem. Em tal caso, tente compartilhar uma porção com alguém ou levar para casa a outra metade, para comer depois.
- Quando comer fora você pode optar por mais saladas. Elas são mais saudáveis e têm menos calorias (sem o molho!)

 

5. Observe o que você bebe. Bebidas têm calorias também!
- Uma lata normal de refrigerante tem cerca de 150 calorias. Essas calorias são conhecidas como calorias vazias, já que não têm absolutamente nenhum valor nutritivo.
- Se você fizer alguns cálculos simples de matemática chegará a conclusão de que, se você tomar um refrigerante a menos todo dia, pode perder até 7 quilos por ano, sem fazer nada!
- Se você quer beber alguma coisa, pode beber água (em abundância), chá sem açúcar ou leite desnatado.

6. Frutas e vegetais são os seus melhores amigos.
- Você deve estabelecer um objetivo de comer 5-9 porções de frutas e vegetais por dia.
- Frutas e vegetais vão mantê-lo saudável e dar-lhe uma sensação de que está satisfeito, e contêm muito poucas calorias.

7. Você deve tentar lutar contra a sua fome, mas por consumir menos calorias.
- Está em suas mãos fazer as escolhas inteligentes ao selecionar os seus alimentos. Por exemplo, você poderia comer de 8 a 10 porções de frutas e legumes ao invés de comer uma salada de fast food (800 calorias).
- Quando você tiver escolha, escolha alimentos ricos em fibras que vão te satisfazer. Esses alimentos são frutas, legumes, feijões, lentilhas e cereais integrais, pães e massas.
- Antes de cada refeição você pode tomar uma sopa ou caldo, ou uma salada verde. Isso vai ajudar a encher o seu estômago e você vai acabar comendo menos calorias.
- Água, Água, água – pelo menos 8 copos por dia.

 

8. Café da manhã é a refeição mais importante do dia.
- Café da manhã é a refeição mais importante do dia, especialmente para pessoas que querem emagrecer. Está provado que as pessoas que tomam café da manhã podem emagrecer mais fácil.
- Ignorar qualquer refeição (café da manhã, em especial) faz com que você tenha mais fome e fique mais propenso a comer demais em outras refeições.

9. Coma lanches saudáveis.
- Se você realmente tem a necessidade de fazer um lanche ou dois, então escolha frutas e legumes ao invés de doces, biscoitos, e chips.

10. Exercício e atividade física.
- O exercício pode melhorar seu humor e tem uma série de benefícios a oferecer para a sua saúde, além da perda de peso.
- Você deve tentar se exercitar por pelo menos 30 minutos ao dia (atividade física moderada). Exercícios típicos podem ser a caminhada, a corrida… Repita essa rotina por pelo menos 5 dias por semana. Você não tem que entrar em uma academia e começar a levantar peso ou fazer exercícios muito intensos.
- Caminhar é o exercício mais fácil de fazer e que não irá apenas ajudá-lo a queimar aquelas calorias extras, mas também irá melhorar a saúde do seu coração, e fortalecer os músculos, que são vitais para a perda de peso.

Doenças causadas pela má alimentação
 

Obesidade
A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associado a problemas de saúde. Podemos citar como causas da obesidade, fatores genéticos, ambientais e psicológicos. Entre os fatores ambientais está o consumo excessivo de calorias e a diminuição no gasto energético, que devem ser modificados para o controle da doença.
Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias, ter bons hábitos alimentares e fazer escolhas saudáveis, juntamente com a prática de atividade física regular. Esse é o caminho para ter excelentes resultados.

Colesterol elevado
O aumento de colesterol na corrente sanguínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere. No organismo ele é produzido pelo fígado e o colesterol proveniente da sua alimentação encontra-se em alimentos como: manteiga, margarina, creme de leite, bacon, leite integral, queijos amarelos, enfim, alimentos de origem animal. Consumir estes alimentos em excesso pode elevar os níveis de colesterol no sangue.
Como prevenção e tratamento desta doença é importante ter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, evitar também alimentos industrializados ricos em gordura trans e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e praticar atividade física regularmente.

 

Diabetes
É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina ou também pela ação insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. A diabetes tipo II pode estar relacionada com o excesso de peso e a obesidade.
Pessoas com diabetes devem ter um acompanhamento com um profissional capacitado para elaborar um cardápio conforme a realidade da pessoa, controlar o consumo de carboidratos e incentivar uma reeducação alimentar, além da prática de exercícios físicos regularmente.

Hipertensão
A hipertensão ocorre quando os níveis de pressão arterial encontram-se acima dos valores de referência para a população em geral. Podemos citar como causas da hipertensão a obesidade, consumo excessivo de álcool, sal em excesso, tabagismo, sedentarismo e fator hereditário. Esta doença é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
Assim como as demais doenças citadas acima, para controlar a pressão arterial é fundamental ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e diminuir o consumo de sódio, ou seja, o sal de cozinha e alimentos ricos em sódio, por isso fique atento nas embalagens dos alimentos. Os alimentos industrializados geralmente são ricos em sódio.

Doenças que impedem a perda de peso
 

O endocrinologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) João Cesar Castro Soares explica que a pessoa deve ficar atenta se costumava ter o peso estável e começou a engordar de uma hora para outra, de forma rápida e sem ter mudado a alimentação. Algumas doenças que podem estar ligadas a isso são hipotireoidismo, síndrome de cushing e síndrome de ovário policístico.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide (glândula que regula importantes órgãos do corpo) que ocorre mais em mulheres, principalmente naquelas acima dos 30 anos. Mas qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascida, pode ter a doença. Alguns sintomas são depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento do colesterol ruim (LDL).

A síndrome de cushing acontece quando há um intenso e prolongado excesso de cortisona no organismo.

 

"Tumores podem produzir esse excesso", acrescenta Soares. Entre os sinais da patologia estão aumento de peso, com gordura concentrada no rosto, tronco e pescoço, escurecimento da pele em dobras e cicatrizes, aparecimento de estrias roxas, fraqueza muscular, depressão, problemas de memória e hipertensão arterial.

"Já a síndrome de ovário policístico é quando há produção excessiva de insulina", explica o endocrinologista da Unifesp. A mulher que apresenta ovários policísticos produz uma quantidade maior de hormônios masculinos, os andrógenos, fator que pode afetar a fertilidade feminina.
Alguns indícios de que a mulher possa ter o problema são alterações menstruais (menstruação a cada dois ou três meses e, frequentemente, apenas dois ou três episódios por ano), aumento de pelos no rosto, nos seios e no abdômen, além de obesidade.

Calculo IMC
 
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida do grau de obesidade uma pessoa. Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura.

+ Calcule seu IMC

 ( http://como-emagrecer.com/calculo-de-imc.html )

 ( http://www.sonutricao.com.br/conteudo/calculos/pesoideal.php )

Beneficios da academia
 

Sonhar com um corpo escultural é fácil, mais o que fazer para ter um? Hoje já existem centenas de métodos para se ter um corpo perfeito, o mais adotado, são as academias de ginástica e musculação, uma forma mais barata, saudável e eficaz na hora de conseguir resultados visíveis.
Importante dizer que os resultados obtidos não dependem unicamente do treino que é aplicado, é fato que a maneira , tipo, freqüência e intensidade dos exercícios ajudam nos resultados, mais é necessário repouso e uma boa alimentação, fatores esses que não devem ser esquecidos e nem deixados de lado.

Musculação
 

O praticante de musculação pode ter como objetivos o aumento da força e da massa muscular, diminuição do peso e percentual de gordura corporal, melhoria do condicionamento físico e da performance esportiva, aumento da resistência muscular. Contudo, os resultados dependem da freqüência e grau de envolvimento nos treinos, da alimentação, e até mesmo da suplementação.

Um benefício da prática da musculação é utilização de exercício para a correção postural. Com a identificação do problema de desvio postural por um profissional da área, pode-se planejar o treinamento para fortalecer os músculos afetados pela má postura. A análise do especialista deve identificar exercícios e alongamentos mais adequados a cada problema.

A musculação pode ser praticada por variados grupos de pessoas desde adolescentes a idosos passando por portadores de deficiência física, indivíduos com doenças como diabetes, cardiopatias (distúrbios no coração), hipertensão (pressão arterial acima do normal), pessoas em quadro pós-operatório ou recuperando-se de lesões, com possibilidade de fortalecimento muscular.

 

Os benefícios da musculação estão diretamente relacionados com o período no qual o praticante dedica-se aos treinos, o tipo de treinamento, com as diferentes intensidades, volumes, velocidade de execução dos movimentos, séries, intervalos entre as séries e os exercícios, e períodos de recuperação entre os treinos, estrutura óssea morfológica e a distribuição dos tipos de fibras em cada indivíduo.

A presença de um profissional na área é fundamental no processo de evolução do praticante, na definição do programa de treinamento, na identificação da execução correta dos exercícios, no correto posicionamento nos aparelhos, na orientação quanto a dúvidas.

Praticando-se musculação com envolvimento, sem dúvida, você terá muitos benefícios. Contudo, é necessário ter disciplina, seguir a orientação dos profissionais especializados e respeitar os seus limites.


Atividade física e exercicios
 


( http://www.hotelspaulo.com.br/academias-de-ginastica/importancia-das-atividades.php )

( http://www.comoemagrecer.net.br/qual-exercicio-mais-emagrece/  )


Não importa se voce é magra ou gorda, voce sempre sera perfeita para Deus


Créditos : tgds.

0 comentários:

Quem Escreve

Quem Escreve
Daniele Garfen

Postagens :

Followers

Translate

Créditos. Tecnologia do Blogger.