quarta-feira, junho 27, 2012
Drogas. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
Saiba por que você deve ficar longe das drogas, mesmo quando sua melhor amiga ou namorado insistir pra você experimentar! Por mais que a turma - ou mesmo o seu namorado - esteja nessa, é a sua palavra que vai valer quando pintar uma oportunidade de usar. E tenha certeza de que esse momento, mais cedo ou mais tarde, vai chegar. Você está preparada para dizer não?
É muito comum se deixar levar pela curiosidade, pela curtição do momento, pela vontade de ser aceita por aquelas pessoas, custe o que custar. Porém, como a gente sabe que um único vacilo pode resultar em uma dependência da qual seria difícil se livrar. Se estiver bem informada, com certeza você se sentirá 100% segura para dizer não às drogas!
Drogas Naturais. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
Maconha: uma das drogas mais populares, a maconha é consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe.
Ópio: droga altamente viciante, o Ópio é feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vômitos e náuseas, além da perda de inteligência (como a maioria das drogas).
Opiáceos: codeína, heroína, morfina, etc.
Psilocibina: é uma substância encontrada em fungos e cogumelos, a Psilocibina tem como principal efeito as alucinações. Também é utilizada em pesquisas sobre a enxaqueca.
Drogas Naturais. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
DMT – Dimetiltriptamina: A principal consequência do seu consumo são perturbações no sistema nervoso central. Utilizada em rituais religiosos.
Cafeína: é o estimulante mais consumido no mundo – está no café, no refrigerante e no chocolate.
Cogumelos Alucinógenos: alguns cogumelos, como o Amanita muscária podem causar alucinações.
Drogas Sintéticas. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
Anfetaminas: Seu principal efeito é o estimulante. É muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos períodos.
Barbitúricos: Um poderoso sedativo e tranquilizante, causa grande dependência química nos seus usuários.
Ecstasy: Droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc.
LSD: Outro poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica..
Metanfetamina: Era utilizada em terapias em muitos países, mas foi banida pelo uso abusivo e consequências devastadores da droga.
Drogas Semi-Sintéticas. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
Heroína: A heroína é uma das drogas mais devastadores, altamente viciante – causa rápido envelhecimento do usuário e forte depressão quando o efeito acaba.
Cocaína e Crack: A cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca, e o crack é a versão petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando também perda de inteligência, alucinações, ansiedade, etc.
Morfina: É uma droga utilizada principalmente para o alívio de dores em todo o mundo. Também causa dependência química nos seus usuários.
Outras Drogas. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
- Boa noite Cinderela.
- Cola de Sapateiro.
- Inalantes.
- Lança Perfume.
- Cigarro.
- Charuto.
- Narguilé.
Medicamentos. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
Muitas drogas são utilizadas em medicamentos, para o tratamento de diversos problemas de saúde e doenças.
Tranquilizantes: remédios de venda controlada, para controle da tensão, insônia e ansiedade.
Ansiolíticos: utilizados no tratamento contra a ansiedade.
Drogas. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
Dependendo da droga, você vai ter mesmo uma sensação de relaxamento, euforia, e pode até experimentar algumas alucinações. O fato é que o efeito da droga dura segundos. Quando muito, minutos. E, depois, seus problemas voltarão a ter exatamente o mesmo tamanho. “Quem entra nessa, num momento de tristeza e dificuldade, estará muito mais propenso a se viciar do que aquele que topou usar só por curiosidade”, explica a psiquiatra Jackeline Giusti, do Ambulatório de Adolescentes e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (FMUSP). Ou seja: basta experimentar uma única vez, para correr o risco de ficar dependente. “A única maneira segura de se proteger é não experimentar. E isso é uma escolha de cada um”, complementa.
Drogas. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
Alguém que realmente quer o seu bem jamais vai lhe oferecer drogas. Na verdade, o que essa pessoa deseja é obter aprovação: quanto mais pessoas ela puder convencer a experimentar as drogas, menos culpada se sentirá. O que é, de qualquer forma, uma atitude egoísta. “O melhor que você pode fazer por um amigo ou namorado que está envolvido com drogas é mostrar que consegue viver muito bem sem elas, que não depende desses estímulos para sair, fazer amigos e se divertir”, ensina a psiquiatra.
Drogas. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
“A maconha é tão ‘natural’ quanto o cigarro, pois ambos são feitos a partir da folha de uma planta. Isso não quer dizer que sejam inofensivos. As substâncias cancerígenas, por exemplo, estão presentes nas duas drogas”, alerta Elizaldo. A droga ainda prejudica a memória,diminui a fertilidade do homem e, na mulher, pode levar a alterações no ciclo menstrual. “Quinze dias depois de fumar um cigarro desse tipo, a garota ainda sentirá seus efeitos: uma certa moleza,preguiça e desânimo. Com o tempo, esses sintomas se acentuam, e a garota tende a se isolar, a deixar de estudar e a perder totalmente o interesse por outras atividades que não envolvam a droga. As consequências vão aparecendo aos poucos; a maconha é silenciosa, porém, pode ser bastante perigosa”, alerta Jackeline.
Drogas. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
Além do risco da dependência de drogas que, como vimos, existe desde a primeira dose, há a possibilidade de prejudicar a sua saúde e, consequentemente, os seus planos para o futuro. “Uma pessoa que tem problema cardíaco e não sabe, por exemplo, pode ter uma complicação séria se fumar maconha, já que ela acelera o ritmo cardíaco. Com o ecstasy, há riscos de elevação da temperatura corporal e da pressão arterial a níveis muito altos, o que pode levar a acidentes fatais. Os perigos existem desde a primeira experiência”, alerta o psicofarmacologista. Como se não bastasse, sob o efeito de drogas você estará mais suscetível a se envolver com um cara que nem conhece, fazer sexo sem camisinha, contrair uma doença e, ainda,engravidar. Exagero? Não, se você imaginar que estará meio fora de si, sem condições de refletir sobre o que está fazendo.
Drogas. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
Feitos a partir da mesma substância, tanto a cocaína quanto o crack são drogas capazes de gerar efeito rápido e bastante intenso. Por isso mesmo, viciam facilmente, e tendo experimentado uma única vez, é difícil conseguir parar de usar. No organismo, provocam um estado de hiperatividade, insônia e falta de apetite. Os efeitos das duas drogas sobre a saúde são devastadores: a pressão arterial se eleva durante o uso, e o coração pode bater mais rapidamente. Então, é grande o risco de taquicardia, e até de uma parada.
Drogas. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
“Todas as drogas causam dependência e, com o tempo, é preciso aumentar cada vez mais as doses para se conseguir o mesmo efeito. A pessoa não tem consciência disso, ninguém se vicia por querer. Mas, com o uso, acaba acontecendo. Até que, em alguns meses ou anos, ela tenta parar, e começa a sentir aquela vontade incontrolável de usar, que é o que nós chamamos de “síndrome da abstinência”. Aí, percebe que, por mais que aquilo lhe faça mal, não consegue viver sem”, explica Jackeline. Daí pra frente, as histórias são as mais trágicas: a adolescente começa a abrir mão do convívio com a família, com os amigos, esquece a escola e todos os seus sonhos. É um caminho, muitas vezes, sem volta.
Drogas. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
Basta fumar apenas um cigarro por dia para aumentar os riscos de sofrer de doenças como pneumonia, câncer (de pulmão, laringe, faringe, esôfago, boca, estômago, etc.), infarto, bronquite, enfisema pulmonar, derrame e úlcera. Por causa da nicotina, também podem surgir náuseas, dores abdominais, dores de cabeça, entre outros sintomas desagradáveis. Além disso, quem começa fumando dois ou três cigarros por dia dificilmente continuará se satisfazendo com essa mesma quantidade por muito tempo. Isso sem falar no horror que os cigarros fazem com a aparência: a pele fica seca e sem brilho, os dentes, amarelados, as mãos cheiram a nicotina, a quilômetros de distância... Desse jeito, não há menino que aguente!
Drogas. |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
É impossível prever o efeito de uma droga no seu organismo, por mais inofensiva que ela pareça. No caso das drogas ilícitas, além dos riscos para a saúde, há ainda o perigo de ir parar na delegacia. E para explicar isso, em casa? É o tipo de coisa que manda por água abaixo anos e anos de um bom relacionamento com os pais, construído à base de muita negociação. Pode ter certeza de que, ao pegar você num flagra desses, reconquistar a confiança da família vai dar um trabalho daqueles! Não vale a pena arriscar, né?
Fim... |
Não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela
vida.
créditos a tgds.
Marcadores:Drogas
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários: