sexta-feira, agosto 24, 2012

 

Para uma mulher uma coisa que é fundamental é a depilação isso por conta de que é muita falta de higiene uma mulher não se depilar, sendo na região que for, podendo ser ela axila, perna, buço e também na virilha e região intima, assim ele pode estar passando um ar maior de vaidade e também de higiene básica.

Tipos de depilação
 

Lâmina: Tem um jantar daqui a meia hora e queria levar aquele vestido novo? O problema é que não fez a depilação ... Nestes momentos a tentação de recorrer à lâmina é quase inevitável. É, sem dúvida o processo mais rápido, mas isso não o torna mais eficaz. É que ao fim de poucos dias terá os pêlos de volta.
Se você usa este método habitualmente, escolha uma lâmina desenvolvida especialmente para depilação (ressecam menos a pele) e aplique sempre um gel ou espuma para este efeito, para prevenir cortes ou outros problemas na pele. Mude de lâmina com frequência para evitar infecções.

Creme depilatório: Existem muitos cremes no mercado para este efeito. O melhor é experimentar vários para os comparar e perceber qual é o mais indicado. Aconselha-se que na primeira vez aplique o creme numa zona reduzida da perna para se certificar que não vai causar nenhuma alergia ou irritação na pele. É que alguns destes cremes têm produtos que se podem tornar um pouco agressivos, sobretudo para peles muito sensíveis. Por isso é importante que você faça primeiro um teste.
Este método é possivelmente o menos doloroso, pois as substâncias químicas que constituem estes cremes enfraquecem os pêlos facilitando a sua remoção. É importante que você leia e respeite as instruções de aplicação do produto. Se a indicação é para manter o creme durante dois minutos antes de iniciar a depilação, não espere cinco minutos para obter melhores resultados. Com isso pode conseguir uma irritação da pele ou uma alergia bastante desagradável.

Depiladora elétrica: Este método, pode facilitar a sua vida em alguns aspectos. Basta comprar o aparelho para depilar-se quando quiser, sem hora marcada. Pode levá-lo consigo para férias e fins de semana. A depilação é mais duradoura do que com a lâmina, mas as primeiras depilações são dolorosas. Após algumas sessões estará habituada à sensação, mas este tipo de depilação não costuma resultar muito bem nas áreas mais sensíveis como as virilhas ou axilas.

Cera: Se você procura um método que combine eficácia e preço, então este parece ser o mais indicado. Os pêlos demoram mais tempo a crescer e, se usado continuamente, enfraquece-os. O único ponto negativo é que os pêlos não podem estar muito pequenos, caso contrário a cera não consegue removê-los. Convém que a depilação seja realizada por uma pessoa experiente. É o suficiente para tornar o processo bem menos doloroso e mais eficaz. A cera quente consegue melhores resultados porque o calor provoca a dilatação dos poros, o que torna a remoção dos pêlos mais fácil.
Pela incapacidade de dilatar os poros, a cera fria, apesar de eficaz, torna-se mais dolorosa. Existem sistemas de roll-on que funcionam com cera ligeiramente aquecida. O processo de utilização é sempre igual em todos os métodos de depilação com cera. Aplica-se uma banda de cera com cerca de 10/15 cetímetros de comprimento e 5/8 centímetros de largura e retira-se num movimento único e brusco, no sentido inverso crescimento do pêlo (ou seja, de baixo para cima). Se optar pela cera, durante cerca de um mês os pêlos não a incomodarão.

Depilação definitiva:
 
- laser e electrocoagulação

Quem optar por este tipo de depilação já sabe que vai sair caro. Mas, se calcular quanto é que vai gastar em depilações ao longo da vida, conclui que até pode estar poupando gastos. Estes dois processos de depilação concretizam o sonho de se ver livre de pêlos para sempre. Mas o fato de serem métodos definitivos não significa que resolvam o problema de um dia para o outro...
A depilação com laser deve ser sempre realizada por um médico e requer alguns cuidados antes de iniciar o tratamento. O seu médico deverá testar a sensibilidade da sua pele para definir o grau de intensidade do raio que vai ser usado. Regra geral, antes do início do tratamento é aplicado um creme anestesiante para diminuir algum desconforto causado pelo laser. No final, colocam-se compressas frias e um gel calmante nas zonas depiladas. 

O laser provoca uma espécie de queimadura na pele, semelhante a uma queimadura solar, que costuma desaparecer passados dois ou três dias. O tratamento é repetido pelo menos mais 5 sessões com um espaço de cerca de 2 meses entre elas. Os preços variam muito, de acordo com as áreas que se pretende depilar. A pele deve estar no seu tom natural, porque a pele bronzeada não reage bem ao tratamento a laser.
A depilação elétrica, ou electrocoagulação, só costuma ser aplicada em superfícies pequenas (buço, virilhas). Neste método, introduz-se uma pequena agulha no folículo do pêlo que, através de repetidos tratamentos, destrói a fonte de alimentação do pêlo. Agora que você conhece todos os truques, nada a impede de conseguir umas pernas bem cuidadas e elegantes...

Erros na depilação
 


Áreas sensíveis: Não depile áreas machucadas, queimadas ou irritadas. O pelo não vai sair direito e você pode deixar a pele ainda mais ferida.

Reaproveitar produtos: Não reaproveite produtos. Se você prefere gilete, saiba que ela dura poucas depilações, assim que perceber pelos grudados na lâmina ou que ela enferrujou é hora de comprar uma nova. Caso goste de cera quente ou fria, passou, arrancou (com ou sem papel),descarte no lixo.

Cera muito quente: A cera muito quente pode queimar a pele que ficará manchada.

Exposição ao sol no pós depilatório: Não se expor ao sol logo depois de depilar-se com cera, já que pode haver algumas áreas de inflamação na pele que podem manchar.

Cremes depilatórios: Cremes depilatórios não devem ser usados por quem tem pele sensível ou com tendência a manchas.

Alergia a metal: Quem tem alergia a níquel ou bijuterias não pode, de maneira alguma, usar lâmina para se depilar.

Período pré-menstrual: O período pré-menstrual é o pior para fazer depilação com cera, já que o corpo retém mais água que o normal, deixa a pele um pouco inchada e sensível e aumenta a sensação de dor.

Principais dúvidas

Por quê os pelos encravam?
Depois de cada depilação, os pêlos ficam mais fracos e não conseguem passar pela pele para crescer. Então, formam-se pequenas bolinhas às vezes com pus. Se você tem este problema, o melhor é passar um esfoliante na zona que vai ser depilada uns dois dias antes.

A lâmina faz com que os pêlos fiquem mais duros e espessos?
Os pêlos tem a ponta fina, mas a lâmina corta pela parte mais grossa. Então, o pêlo cresce sem ponta, dando a sensação de que está mais espesso.

Se nos depilarmos com freqüência conseguiremos ter menos pêlos?
O único método que faz diminuir a quantidade de pêlos é o laser. Com a cêra e o roll on arrancamos o pêlo pela raiz e isso fará com que demore mais para aparecer, o que faz com que pareça que a quantidade diminuiu. Quando você for mais velha, provavelmente não terá tantos pêlos (pergunte á sua mãe), mas isto não está relacionado com a depilação.

Receitas caseiras
 

Ingredientes:

Açúcar e vinagre
500 gramas de açucar
250ml de vinagre

Modo de fazer:
Coloque em uma panela, leve ao fogo até formar uma consistência tipo calda em ponto de fio. Espere esfriar um pouco (não deixe esfriar muito, pois a temperatura quente da cera provoca uma dilatação dos poros facilitando a retirada dos pêlos) e passe nas áreas onde você quer se depilar.
Cuidado para não se queimar!

Cera de Cenoura

Ingredientes:
4 xícaras de açúcar
1 xícaras. de suco de cenoura (coado)
2 xícaras. de suco de maracujá (coado)

Modo de fazer:
Leve ao fogo todos os ingredientes e deixe ferver por 40 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Antes da depilação faça uma boa esfoliação com movimentos circulares no local a ser depilado (com água e fubá). Lave enxugue muito bem a pele e aplique a cera em tiras em um pedaço de pano.


Cera quente

Ingredientes:
1 kg de açúcar
suco de 1 limão
1 xícara de água

Modo de de fazer:
Coloque os ingredientes em uma panela e cozinhe até ficar em ponto de bala puxa-puxa, o grande segredo é acertar o ponto. Deixe esfriar até a mistura ficar morna. Antes de aplicá-la, verifique com o dedo se ela não está quente demais. Use uma espátula para aplicar sobre os pêlos e espere esfriar até que dê para puxar e arrancar os pêlos.

 

Com maracujá

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de suco de cenoura coado
2 xícaras (chá) de suco de maracujá coado
1 colher (sobremesa) de fubá
1 xícara (café) de água

Como fazer:
Leve ao fogo o açúcar, o suco de cenoura e o suco de maracujá, deixando ferver por 40 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Antes de depilar faça uma leve esfoliação (com fubá e água) na área a ser depilada.
Lave, enxugue muito bem a pele e aplique a cera em tiras em um pedaço de pano de algodão. Puxe a cera no sentido contrário do crescimento dos pelos. Após a aplicação, lave, seque e aplique um hidratante.

Mitos 

Depilação com roll-on ou cera quente causa varizes?
Mito. As varizes são formadas devido a uma alteração das veias das pernas, dificultando o retorno do sangue venoso para o coração e aumentando a pressão dentro dos vasos. A depilação não interfere neste processo.

Depilação com cera provoca flacidez na pele?
Mito. Por mais que isso seja discussão entre Dermatologistas, Esteticistas a retirada dos pelos por depilação não interfere nas fibras colágenas e elásticas da pele e, portanto, não provoca a flacidez. Pelo contrário, a “puxada” q a cera dá até pode estimular a pele e assim consequentemente a produção de colágeno.

Dicas 
 

- Mantenha a pela sempre hidratada o que auxilia na prevenção dos pelos encravados.

- Faça esfoliação a cada 3 dias para evitar que os pelos encravem.

- Não use hidratante antes da depilação pois dificulta a retirada dos pêlos e não use após para não obstruir os poros uma vez que ficam abertos com a cera quente.

- Não cutuque a pele com pinças para retirar pelos encravados ela ficará manchada e inflamada.

- Não tome sol após se depilar pois os poros ficam abertos por algumas horas e poderá manchar a pele. Se for a praia e piscina faça a depilação um dia antes para evitar riscos de infecção por bactérias. Não se esqueçam que os poros ficam abertos no dia da depilação e há risco de contaminação.

- Não se depile após o banho de sol pois poderá arder e descamar a pele.

- MUITO IMPORTANTE. Tratamentos com ácidos devem ser suspensos uma semana antes da depilação e comunicado a depiladora. A pele fica muito fina e poderá feri-la.

- Não use desodorante após a depilação de axilas, poderá causar reações alérgicas.

- Após a depilação a pele fica sensível. Evite caminhadas, calor excessivo e calças apertadas.

 

Se depile!

crédito tgds.

0 comentários:

Quem Escreve

Quem Escreve
Daniele Garfen

Postagens :

Followers

Translate

Créditos. Tecnologia do Blogger.