terça-feira, abril 23, 2013
 

Será que eu gosto dela?


Você passa um bom tempo com uma garota e percebeu que sente algo diferente. Você quer se aproximar ainda mais, só que tem medo e não sabe como agir. Será que o carinho que você tem pela pessoa é só amizade ou algo mais? A psicóloga Gretta Rodrigues explica que é normal ter dúvidas sobre nossos sentimentos. “As dúvidas sobre a sexualidade estão muito presentes na adolescência. Com certeza, as amigas podem ser confidentes, mas, enquanto há dúvida, não se deve afirmar nada e buscar orientação pode ser o melhor a fazer” .
 


 
 
"Eu acho que gosto de meninas"

Na adolescência, é comum ter dúvidas sobre nossa orientação sexual. Estamos descobrindo ainda muitas coisas e vivenciando diferentes experiências. É complicado se definir e ter certeza dos nossos sentimentos, não é mesmo? Algumas meninas podem sentir atração por outras meninas, mas têm medo da reação das pessoas e não sabem como deveriam contar para as pessoas mais próximas.
 
O que devo fazer?

É difícil saber o que fazer quando estamos confusas e em dúvidas com a nossa orientação sexual. Se você estiver perdida, procure ajuda. “Sempre oriento a não esconder nada dos pais, pois eles são as pessoas mais importantes e devem estar presentes em todas as dúvidas e descobertas da vida”, afirma à psicóloga. Porém, não é tão fácil como parece falar sobre esse assunto com a família. Que tal desabafar com alguma BFF ou alguém próximo de você? Não tente lidar sozinha com o problema, pedir conselhos é bom nessas horas. Segundo a psicóloga, o amor próprio é fundamental. “O essencial seria trabalhar a auto aceitação, que envolve a identidade, amor próprio e enfrentamento da questão com família e sociedade”.
 
Filmes podem ajudar

Existem alguns filmes que tratam da questão da homossexualidade de um jeito legal. Por exemplo, o longo The Runaways, estrelado por Kristen Stewart e Dakota Fanning. Na história (que é baseada em fatos reais) as meninas caem na estrada e começam a perceber que sentem algo uma pela outra, numa fase de descoberta da sexualidade. Mesmo assim, não dá pra dizer que as personagens são homossexuais, já que, depois, elas acabam tendo relacionamentos hétero também. É a questão é complexa, por isso, busque bons exemplos em filmes e livros que exploram o tema de uma maneira equilibrada e sensata.
 
Uma dica

Se você ainda não tem certeza da sua orientação sexual e não quiser falar com seus pais ou suas BFFs, procure a ajuda de algum psicólogo, que possa te ouvir e te aconselhar. O importante é ter amor próprio e pensar bem no que você realmente quer. Não tenha medo: é normal se sentir diferente! Não tenha pressa e pense bem no que for melhor pra sua vida.
 
Daniele Garfen


0 comentários:

Quem Escreve

Quem Escreve
Daniele Garfen

Postagens :

Followers

Translate

Créditos. Tecnologia do Blogger.