sábado, abril 27, 2013

 











 

Eu, particularmente, tenho um sonho de fazer intercâmbio em  New York . Depois de muito pesquisar sobre intercâmbio, peguei umas dicas super. Bacanas e vim dividir com vocês, pré-intercambistas ou vocês que planejam um dia viajar para estudos. E ai, pra onde você quer ir?

 

DECIDINDO O SEU FUTURO











 

Certo, você quer fazer intercâmbio. Agora vêm aquelas famosas perguntas: Pra onde vou? Como vai ser? Como faço pra convencer meus pais?
Calma, tudo tem seu tempo. O primeiro passo é decidir pra onde você quer viajar. No pacote de intercâmbio você decide quanto tempo vai ficar em outro País, pode variar de 4 á 6 meses, então vocês tem que ter certeza ABSOLUTA do lugar que quer ir, porque irá passar bastante tempo lá. Irei responder todas essas perguntas nos postes a seguir.

 

DÚVIDAS E RESPOSTAS











 

Primeira Pergunta: Pra onde vou, Vou logo falar pra vocês, se estão pensando que vão pra outro País badalar e ficar louca pode tirar o cavalinho da chuva, até porque pra entrar em baladas e ficar louca fora do País (principalmente EUA e Canadá) tem que ter mais de 21 anos, então sua tentativa vai ser muito fail. Enfim, eu quero fazer intercâmbio no Canadá devido aos museus que tem lá, as feiras culturais, os pontos turísticos, tem muita coisa linda em Montreal, é um ótimo lugar para aprender coisas novas. Recomendo vocês á terem um local em mente e pesquisar bastante sobre ele, pois como já disse anteriormente, você pode passar de 4 á 6 meses naquele lugar. Antes de tudo, eu queria ir pra um País que me tornasse fluente em inglês, então fiz minha lista: Austrália, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e EUA. E aos poucos fui eliminando: odeio calor, odeio aglomeração de pessoas blábláblá, ai sobrou Canadá e Inglaterra, mas Inglaterra é muito caro, então sobrou Canadá. Recomendo vocês á fazerem uma lista também e aos poucos eliminarem os Países de acordo com seu gosto, exemplo: não vai pra Austrália se você odeia calor, ok?

 

O DESTINO











 

Geralmente, quando falam em intercâmbio, os principais destinos escolhidos pelos pré-intercambistas são: Alemanha, Austrália, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França e Reino Unido. Logo, sua lista pode começar por esses Países, depende da língua que você quer se tornar fluente. Destes, os pacotes mais baratos, que compreendem passagem aérea (ida e volta), curso de duração de um mês, transporte, refeição e lazer, são Espanha e Canadá, numa faixa que varia entre U$ 2,1 mil e U$ 2,8 mil. Os pacotes mais caros levam para a Austrália e Estados Unidos, numa média de U$ 4,5 mil.
Para o programa Au Pair e True, que integra estudo e trabalho, os preços são mais razoáveis (em torno de U$ 2 mil) e existe a chance de pagar esse investimento com o dinheiro recebido lá fora. Geralmente estes programas levam para os Estados Unidos e França e o estudante, quando mulher, trabalha em casa de família cuidando de crianças e quando homem trabalha em bares e restaurantes; tudo isso respeitando o horário para estudo do intercambista.

PRÓXIMA PASSOS











 

Já decidiu para onde vai? Ok, o próximo passo é uma coisa muita chata de fazer, mas é essencial, que é o que chamamos de Slep Test + Application, Visto e outros documentos. Ou seja, a papelada para a sua viagem. Primeiro, muitas pessoas tem dúvidas sobre o significado de Application e para falar a verdade, é uma coisa super simples.
Depois que você escolher a agência de intercâmbio que você vai fazer e dar a entrevista pra eles, você faz o Slep Test. Ele é um teste de inglês para saber seu nível na língua. Sinceramente, eu acho que se você tem um ensino básico de inglês no seu colégio, você consegue passar. Não vou dizer que é muito fácil, depende bastante do nível da pessoa, mas é super simples, só que é cansativo demais. O Slep Test dura cerca de duas horas e meia e é dividido em duas partes: Listen - Onde você fica com fones de ouvido, escutando perguntas e escrevendo as respostas.
Compreensão de Texto - Você tem que ler as perguntas, responde-las , o bom é que é de múltipla escolha.
Se você for que nem eu, claro que vai querer saber como é o teste antes de fazer a prova, pra saber se é qualificado ou se deve estudar mais.







 

Eu pesquisei e achei um simulado desse teste, então vocês já podem ir treinando ao clicar aqui.
Voltando ao Application, Depois que você faz o Slep Test e faz a entrevista (que é super simples, perguntas tipo: ah, por que você quer fazer intercâmbio? e tal). Você vai receber uma papelada grande. Ai tu tem que preencher e nesta apostila consta várias coisas, como: pra você preencher sobre si mesmo (seus interesses, o que gosta de fazer, sua rotina). Olha, neste assunto, eu recomendo vocês a serem SUPER sinceras, porque é a partir disso que a sua host Family vai te escolher, e eu não quero ver ninguém morando com pessoas nada haver com sua personalidade ha há.
Voltando ao assunto, Você também tem que escrever uma carta para a Host Family (a Família que vai lhe escolher e você irá morar na casa dela durante todo o intercâmbio), na carta escreva sua rotina, sua família, o que você gosta de fazer, meio que repete o que você já fez no application.
Depois, tem a parte mais chata de todas, que são as autorizações que seus pais têm que ler, assinar, VOCÊ também tem que assinar. Tem todo o contrato, tem que levar pro seu médico preencher e assinar, levar pro seu colégio, mandar seu boletim (a empresa de viagem vai traduzi-lo), a coordenadora do seu colégio vai fazer uma autorização, seu professor (a) de inglês terá que escrever uma carta de recomendação pra você e preencher uma ficha.







 

Além disso, tem que escolher outro professor para que ele escreva uma carta de recomendação falando que tipo de aluno você é, se você tem alguma dificuldade e outras coisas. (Recomendo pedir ao seu favorito, que falará bem de você).
Ah! Tem que mandar também algumas fotos, podem ser fotos com algum animal de estimação, com sua família, seus amigos. Só não pode de biquíni, nem com álcool ou drogas, claro.
Agora vou falar do Visto, provavelmente você vai ter que esperar todos os seus documentos irem pro exterior e você receber a resposta de que esta tudo certo com a data de embarque, e dai provavelmente sua agência vai falar: "Olha, agora você pode pedir o visto".
Se você vai pros EUA, é diferente, você vai fazer a entrevista, levar os documentos, coisa normal.
Mas, se você vai pra outro lugar, Não sei se é só com o Canadá, mas tenho quase certeza de que é com outros lugares, você vai ter que pegar um despachante. Você vai ter que levar os seus documentos para o despachante e ele vai mandar pro exterior. Então, você não passa pela entrevista quando chegar lá, você só preenche umas fichas com informações suas (Tipo, o que você vai fazer lá, Com quem vai ficar, onde vai ficar etc.). E pagar as taxas de sempre. A única coisa que recomendo pra vocês sobre o visto, é: NÃO DEIXEM DE ÚLTIMA HORA, pelo amor de Deus meninas, não deixem nada de última hora e separem todos os seus documentos certos, para não dar problema. Imagina se você não tem o teu visto a tempo?







 

Assim, se você vai tirar o visto de 6 meses, ele costuma demorar de 15 á 20 dias para pega-lo.
E se você for tirar o visto de 1 ano, é de 30 á 40 dias. Ou seja, É BASTANTE COISA, você tem que se preparar e não deixar nada pra última hora.
Só pra completar o assunto da papelada, vou falar do que você pode receber da sua agência. Dependendo da agência que você vai viajar, mais ou menos 1 mês antes de você viajar, a sua agência faz uma reunião aonde vão alguns estudantes que viajarão contigo, ai a agência fala sobre os casos de deportação, como você tem que se comportar, qual é a experiência e tal.
Então, a agência costuma dar algumas apostilas, que fala basicamente a mesma coisa que falam na reunião. AH, mostra também as matérias do colégio, Se você ainda estiver no "high school", tem matérias obrigatórias a serem cursadas. Geralmente são: Idiomas, Estudos Sociais, Educação Física, Matemática e Ciências. Ai você escolhe uma submatéria de cada uma destas.
Finalizando este assunto, se você já fez o visto, o application e já tem os documentos preparados, não tem mais com que se preocupar com documento.

HOST FAMILY











 

Awn, esse assunto é super gostoso de falar. Host Family significa "Família de Acolhimento" , porque é a família que vai avaliar seu perfil no application, sua carta e vai lhe receber, permitindo que você fique lá durante todo o teu intercâmbio. Em alguns diários de intercambistas é comum ver eles reclamando das famílias, dizendo coisas como: "ah, a minha host mom é chata, minha host sister é metida" blábláblá, eu não acho que temos muito o direito de reclamar da host Family, porque afinal.. Eles deixaram você, uma estranha pra eles, ficar na casa deles. Porque você falaria mal de pessoas que lhe acolheram de tal forma?
Recomendo vocês a tratarem a sua "família" bem, tenho certeza de que se eles lhe escolheram, é porque se identificaram contigo e vão te tratar bem também.
É isso, não tem muito que falar desse assunto. Mas tenha certeza de que sua host Family vai ser super importante ao longo da sua viagem.

COLÉGIO











 

Se você ainda não terminou o colégio, terá que cursar uma carga horária certa e algumas matérias obrigatórias pra que você possa voltar pro Brasil e não perder o ano.
As matérias obrigatórias são: Idioma (língua de origem do País) pra onde você vai, Estudos Sociais (tem que escolher História ou Geografia ou Sociologia e Economia), Educação Física (pode trocar por academia), Matemática (Tem que escolher entre matemática geral que é álgebra, funções, matriz, determinantes e sistemas de equação ou geometria plana ou trigonometria ou análise compiliatoria e probabilidades), Ciências (escolhe entre química, física e biologia). Se você já acabou o colégio, você vai poder estudar o que quiser tipo música, teatro e etc. e não vai ser obrigado a fazer nenhuma matéria obrigatória.
IMPORTANTE SABER: Se você vai fazer intercâmbio no início do ano, estude bem, porque você vai ter que se adaptar lá e na volta pro Brasil, porque no nosso inicio de ano, eles estão no segundo semestre, e quando você voltar, nós estaremos no Segundo Semestre, então vai ficar complicado.
Mas é consequências que valem a pena arriscar, sério mesmo!

TREINANDO O IDIOMA











 

Bom, vou dar algumas dicas pra vocês irem treinando o idioma do País que vocês irão.
Se você tiver um pouco mais de tempo e dinheiro, pode contratar um professor particular ou entrar em algum curso de inglês.
Agora se você não tem tempo e não acha necessário gastar dinheiro com aulas, você pode fazer o Seguinte:
Treinar a Escrita - Para treinar a sua escrita no idioma, recomendo ler livros na língua do País. Comece com livros fáceis de entender, como o the last song (foto acima) e depois vá alternando pra livros mais intensos e complicados na língua.
Treinar a Compreensão - Assista filmes sem legenda, vídeos no youtube e etc.
Treinar a fala - A única coisa que salva neste caso, é pedir pra algum familiar ou amigo conversar contigo na língua. Você pode saber escrever, entender, mas o mais importante é falar.
Não abra mão: de guias e livros de turistas, dicionários, sites de aprendizados (como este, este e este)

AGÊNCIAS DE INTERCÂMBIO











 

Como eu venho falado o tópico inteiro, a sua agência de viagem será fundamental durante o resto do seu intercâmbio, eles que vão lhe dar as papeladas, que vão lhe encaminhas até a host Family, que vão autorizar o teu visto, lhe auxiliar, arrumar o colégio, TUDO. Então resolvi colocar aqui a lista de algumas dessas que fazem Intercâmbio, e depois pesquisem e saiba a que se encaixa melhor para você!

• Azicks Intercâmbio Cultural
• Intercâmbio Vision
• CI (eu confio muito nesta)
• STB
• Cia do Intercâmbio
• Go To World
• Desbrav
• Rotary
• EF
• World Study

 

ALIMENTAÇÃO











 

Bom, da mesma forma que cada País tem suas culturas, eles também tem comidas diferentes. Apesar de serem locais diferentes, vou logo avisar meninas: SÃO COMIDAS GORDUROSAS.
Eu pesquisei bastante, vi muitos depoimentos de intercambistas, por isso falo com tanta certeza.
No Canadá, eles têm muito fast food, coisas do tipo Mc Donalds e comida congelada. Muita, Muita porcaria. Pra vocês terem uma noção, existe uma comida, se eu não me engano é "Putim" que são batatas fritas com um molho muito grosso por cima e queijo derretido, ou seja, você come e sente o sangue engrossando já ha há.
Nos EUA, Não se vê muito suco, refrigerante reina. Coisas Saudáveis também nem pensar, muito fast food, hambúrguer, comida pesada.
Na Alemanha, eu tenho uma tia que mora lá e ela me contou que eles comem Salsichão o dia inteiro, Salsichão e Sopa O DIA INTEIRO. Uma outra tia minha foi morar com ela e sobreviveu comendo ovo frito, só pra vocês terem uma noção da comida.
Importante você saber: Meio impossível você não engordar no intercâmbio, pode variar de 1 kg á 8 kg ou mais, mas não se preocupem, todo mundo sempre diz que quando você chega ao Brasil, emagrece super-rápido. Outra opção também é você conversar com sua host Family e , se eles não lhe derem a liberdade de escolher algo nas compras, fale que você prefere algo mais saudável e compre com o teu dinheiro mesmo. Recomendo vocês á pelo menos jantarem com eles, porque no exterior, é comum você chegar à mesa e já ter o teu prato lá, não faça esta desfeita.

0 comentários:

Quem Escreve

Quem Escreve
Daniele Garfen

Postagens :

Followers

Translate

Créditos. Tecnologia do Blogger.